Unidade da Aegea em Timon faz premiação para ampliar inclusão

Libras Timon

Inclusão. A palavra define a versão deste ano do projeto de Responsabilidade Social Saúde Nota 10, que premiou três alunos surdos da Escola Municipal Bilíngue Urbano Martins. Os estudantes venceram um desafio para produção de vídeos sobre uso consciente da água na Língua Brasileira de Sinais (libras).

O desafio fez alusão ao setembro azul, mês da visibilidade da comunidade surda e premiou as três melhores produções audiovisuais feitas pelos alunos. Os materiais foram avaliados por um comitê formado por profissionais de libras, considerando soluções criativas para evitar o desperdício.

O primeiro lugar foi para Matheus Silva, aluno do 1º ano do ensino médio, que levou para casa um tablet. O segundo foi para João Mateus, estudante do 5º ano. Já o terceiro classificado foi Arisnaldo de Sousa, que está no 2º ano. Os segundo e terceiro lugares ganharam vales-presente.

“Proporcionar a inclusão de alunos surdos a partir da discussão de temas relevantes, como o uso consciente da água, é algo inédito no município. Já estamos alinhando novos projetos que contemplem a igualdade de oportunidades”, diz Tadeu Bezerra, coordenador de Operações da Águas de Timon.

“Inciativas como essa da Águas de Timon são de grande relevância para a comunidade surda. O aluno surdo, além de se sentir prestigiado, também se sente capaz de desenvolver habilidades que ainda não haviam sido exploradas anteriormente, como a produção de vídeos”, explica Vilma Pinheiro, diretora da Escola Bilíngue Urbano Martins. 

Sobre o Projeto Saúde Nota 10

Desenvolvido por praticamente todas as unidades da Aegea no país, o Projeto Saúde Nota 10 proporciona aos professores e alunos das escolas públicas a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, uso da água e tratamento do esgoto, a partir de atividades práticas que utilizam recursos tecnológicos e audiovisuais.

Pular para o conteúdo