Treinamentos constantes aos colaboradores

Treinamentos constantes aos colaboradores

Um dos exemplos das capacitações constantes vem das unidades da Aegea em Santa Catarina. Rodrigo Lacerda, diretor-executivo das concessionárias em Camboriú, Bombinhas, Penha e São Francisco do Sul, explica que além da prestação de serviço de qualidade, o objetivo também é manter a equipe motivada e apta a oferecer um serviço com excelência.

“A ação reforça o nosso compromisso em oferecer um serviço de excelência à população e respeito ao meio ambiente onde atuamos. Por meio destes projetos, estamos investindo no contínuo desenvolvimento técnico e humano de nossos colaboradores”, diz Rodrigo Lacerda. 

Academia Aegea: capacitações constantes

Os colaboradores têm acesso ao conteúdo oferecido pela Academia Aegea, ferramenta de educação corporativa que oferece treinamentos presenciais ou online para desenvolvimento profissional. São cursos, trilhas e materiais com foco na melhoria dos serviços prestados e no crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Como medida de segurança de consumidores e trabalhadores, todos os funcionários da Águas de Camboriú trabalham com equipamentos de proteção individual (EPIs). Além disso, os carros da empresa são caracterizados.

Aprendendo mais sobre a água tratada

Na Aegea Mato Grosso, responsável pela gestão de 24 concessões de água e esgoto no estado, o tema do treinamento mais recente foi sobre o tratamento da água. Os colaboradores aprenderam mais sobre a Portaria GM/MS Nº 888 de 2021, que trata sobre os diferentes processos de produção de água potável, ou seja, água tratada.

O curso foi ministrado pelo engenheiro químico e professor Antonio Roberto Crystal Bello, diretor da CB Consultoria e Treinamento em Gestão Ambiental e Saneamento Básico. Dividido em módulos virtuais e aulas práticas, tratou ds procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Compromisso com as pessoas e com o meio ambiente 

Os colaboradores também receberam instruções quanto às técnicas, procedimentos, equipamentos e dispositivos utilizados para o tratamento de água, regulamentação e consumo de água, características da água bruta, amostras de padrão de referência, parâmetros de controle de qualidade e microbiologia da água e controle microbiológico, entre outros.

“Temos implantado cada vez mais padrões e procedimentos operacionais, atendendo a legislação e garantindo boas práticas sustentáveis para manter uma gestão eficaz na prestação dos serviços de captação, tratamento e distribuição de água tratada à população”, afirmou o diretor-executivo da Aegea MT, Marcos Antunes.
“É fundamental que as equipes acompanhem a atualização da legislação e tenham conhecimento sobre a aplicação dos requisitos, garantindo assim, o melhor processo para tratamento e distribuição da água”, pontuou o coordenador de Controle de Qualidade da Aegea Mato Grosso, Fabrício Gonçalves Gusmão.

Pular para o conteúdo