Um mergulho nas atividades da Aegea em prol dos oceanos

Um mergulho nas atividades da Aegea em prol dos oceanos

Parcerias, obras, melhorias e investimentos em diversas frentes geram impacto positivo e contribuem para o futuro sustentável dos oceanos. Confira algumas das iniciativas desenvolvidas pelas unidades da Aegea.

Ações e parcerias da Prolagos

Com os investimentos em saneamento feitos pela Prolagos (RJ) e uma série de parcerias na Região dos Lagos, um ilustre morador da Lagoa de Araruama (RJ) voltou, depois de décadas sem ser visto: o cavalo-marinho

A concessionária também atua em prol dos mares com o programa Imersão. Junto à comunidade universitária da Veiga Filho (UVA), por meio do professor Pimenta, que possui uma gama de projetos voltados à recuperação e conservação da Lagoa de Araruama. 

Dentre os eixos de pesquisa estão monitoramento da lagoa, diagnóstico e monitoramento da atividade pesqueira e levantamento de aves na lagoa. Estes projetos demonstram uma melhora na qualidade deste ecossistema, com o retorno da atividade pesqueira, aumento da fauna local, melhora nos índices de balneabilidade (inclusive em picos turísticos), entre outros. 

Adesão ao Blue Keepers no combate à poluição

A Prolagos também assinou termo de compromisso de limpeza dos mares e da Lagoa de Araruama com o Pacto Global da ONU no Brasil por meio do Blue Keepers.

Outra unidade da Aegea que também faz parte do Blue Keepers é a Ambiental Serra (ES). Veja matéria completa sobre o assunto nesta edição do Aegea Blog, na sequência.

As contribuições da Águas do Rio 

São muitas as ações que estão sendo realizadas pela Águas do Rio que já têm resultados positivos na recuperação e proteção dos oceanos: a  balneabilidade das praias, a parceria com o Instituto Mar Urbano, a implantação de coletores de esgoto e a inclusão da sede da unidade no  Passaporte Cultural, como você pode ler nas matérias a seguir, uma para cada ação.

Além disso, a revitalização da Lagoa Rodrigo de Freitas é outro dos marcos da atuação da concessionária. Um convênio firmado em outubro de 2022 entre a concessionária, prefeitura, estado e a Manglares Consultoria Ambiental, do biólogo Mario Moscatelli, prevê ações de proteção ao manguezal, sua fauna e flora.

A previsão é também ampliar as ações de controle de poluição e de recuperação, como limpeza de margens e plantio de mudas. Para além desta parceria, desde que assumiu a operação desta bacia, a unidade vem investindo na revitalização de estruturas e manutenção, evitando o aporte de esgoto bruto ao ecossistema. 

Os resultados já são percebidos, como o aumento de determinadas espécies, melhora de parâmetros de balneabilidade, entre outros.

O trabalho pela recuperação na Baía de Guanabara

A unidade da Aegea no Rio também é parceira do Museu do Amanhã nos Diálogos Ambientais. O programa, fruto da parceria com a prefeitura do Rio e promovido pelo Museu do Amanhã, celebrou a Semana do Meio Ambiente. Os diálogos e apresentações provocaram a reflexão e deram voz aos diversos atores que pesquisam, vivem e cuidam do meio ambiente, notadamente o resgate da Baía de Guanabara.

Outra iniciativa, também com o Museu do Amanhã, é o patrocínio para a exposição Baía em Movimento. O foco é trazer reflexões sobre os desafios na gestão ambiental de proteção à baía, por meio de um conjunto de vídeos mostrando a vida marinha local. 

Veja mais sobre a atuação da Águas do Rio, Prolagos e Ambiental Serra em prol dos oceanos a seguir.

Pular para o conteúdo