Unidade da Aegea em MS é destaque em redução de perdas de água

Unidade da Aegea em MS é destaque em redução de perdas de água

Campo Grande (MS) foi destaque nacional no Prêmio Casos de Sucesso e Inovação & Tecnologia, que reconhece as boas práticas de municípios e empresas na área de abastecimento de água e esgoto. O prêmio é uma iniciativa do Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV. 

A capital de Mato Grosso do Sul foi reconhecida por ter um dos menores índices de perdas de água no Brasil: cerca de 19%, enquanto a média nacional é de 34%. O índice é resultado das ações do Programa de Redução de Perdas da Aegea colocado em prática pela Águas Guariroba, unidade da empresa em Campo Grande.

Por meio do programa, o índice de perdas de água na capital caiu de 56%, em 2006, para os atuais 19%. Eficiência na operação foi fundamental para alcançar os resultados. Entre as ações realizadas pela concessionária estão a modernização do parque de hidrômetros da cidade – hoje as residências de Campo Grande têm medidores de água mais novos e eficientes.

Mais ações do Programa de Redução de Perdas

As  fiscalizações  foram intensificadas, evitando fraudes, e a concessionária tem um moderno Centro de Controle de Operações (CCO), referência no setor de saneamento. 

Outra atuação foi a modernização dos macromedidores, que são equipamentos semelhantes ao hidrômetro, mas em dimensão maior. Instalados em pontos estratégicos da rede de abastecimento, ajudam a levar informações de vazão da rede de água em tempo real para o CCO.

Foi feita também a setorização da distribuição de água, dividindo a rede da cidade em setores menores. Em vez de olhar o sistema da cidade toda, com mais de 4 mil km de rede, a operação passou a olhar para cada bairro, cada região. Assim ficou mais fácil identificar onde estão as perdas.

Caça vazamentos

Identificar vazamentos não aparentes no asfalto por meio de uma técnica chamada de geofonamento foi outra ação do Programa de Redução de Perdas. O geofone é como um estetoscópio de médico, aquele equipamento usado pelo profissional para ouvir os batimentos do paciente. 

No caso do geofonamento, os técnicos da Águas Guariroba e outras unidades da Aegea ouvem a tubulação de água enterrada para identificar possíveis ruídos de vazamentos. Dar maior velocidade aos reparos também ajudou a diminuir os índices de perdas de água.

Técnica israelense contra perdas

Para reduzir rompimentos na tubulação, outra medida foi a instalação de válvulas que reduzem a pressão da água e sensores na rede que ajudam a controlar a pressão, tudo à partir do CCO. O centro de controle também foi dotado de um software israelense que faz o monitoramento do funcionamento da rede em tempo real: o TaKaDu. 

A Águas Guariroba está renovando ainda redes de água mais antigas, acompanhando, inclusive, obras de infraestrutura da prefeitura da Capital. O investimento garante um sistema de abastecimento cada vez mais eficiente, com maior regularidade no fornecimento de água para a população e, principalmente, que faz com que menos água seja perdida no trajeto de abastecimento.

O evento do Prêmio Casos de Sucesso e Inovação & Tecnologia aconteceu no dia 10 de novembro, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.

Pular para o conteúdo