Unidades da Aegea em Mato Grosso também investem em energia solar

Energia Solar
Texto: Rosiney Bigattão

A Aegea, além de atuar em 13 estados e 154 cidades levando água tratada, coleta e tratamento de esgoto a mais de 21 milhões de pessoas, trabalha sempre alinhada aos princípios ESG, as boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Energia de fontes renováveis

São ações de preservação dos recursos hídricos no setor, redução de perdas de água, aumento da coleta e do tratamento do esgoto, sempre buscando a maior eficiência no uso da energia elétrica e uma matriz elétrica mais limpa.

Para provar esse esforço, ao final de 2022, mais de 90% da energia negociada pela Aegea será por meio de Mercado Livre e com contratos ativos com geradora eólica.

Além disso, 8% estão alocados em contratos de Geração Distribuída, majoritariamente solar. A companhia tem como meta que 95% da energia utilizada em suas concessões seja de fontes renováveis.

Mais quatro unidades terão energia solar

Para atingir as metas propostas, novas unidades aderem ao uso da energia solar. Por meio de uma parceria entre a Aegea, a Brasol Soluções Energéticas, empresa com capital Siemens, e Oeste Solar Energia, inauguram quatro usinas solares.

As novas usinas vão atender ao consumo energético das operações da Águas de Poconé, Águas de Primavera, Águas de Campo Verde e Águas de Sinop.  O loteamento de geração distribuída de energia solar fica localizado no km 9 da Estrada da Guia, em Cuiabá, e conta com 200 hectares.

Praticamente nenhum impacto ambiental

A capacidade de geração é de cerca de 200 MWh/mês, o que seria equivalente a energia para suprir cerca de 1.300 residências, capazes de suprir cerca de 15% da energia das unidades que serão atendidas nas cidades de Campo Verde, Poconé, Primavera do Leste e Sinop. 

A energia solar representa um modo de produção energética renovável, sem praticamente nenhum impacto ambiental. Por isso, a Aegea tem avançado em sólidas parcerias e já possui cerca de 50 MWp de projetos de Geração Distribuída em operação/implementação.

Pular para o conteúdo