“A gente sofria muito com o vazamento de esgoto, entrava dentro das casas chegando a meio metro da parede, era horrível. A situação começou a mudar quando as equipes vieram aqui e aumentaram a tubulação de esgoto. Parou de vazar e nossa vida melhorou muito”.
O relato é de Darlete da Silva Pedroso, de 39 anos, conhecida como “Nega” na Comunidade Frederico, onde mora há 10 anos e atua como líder comunitária.
A realidade dela e de outras 5.000 famílias era similar, até que o esgoto produzido na localidade passou a ser coletado e destinado ao tratamento.
Mais de 420 mil piracicabanos foram beneficiados com a atuação da Mirante (SP) nos últimos 12 anos. A operação funciona por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba.
Premiação Casos de Sucesso e universalização
O município atingiu a universalização do esgoto muito antes do estabelecimento do Novo Marco Legal do Saneamento.
A previsão é que todos os municípios estejam com 90% de cobertura e tratamento de esgoto até 2033. Com a universalização, a cidade ficou na terceira posição na premiação Casos de Sucesso – Categoria Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto, pelo Instituto Trata Brasil.
“Esta premiação demonstra que Piracicaba, de 2013 e 2022, evoluiu quase 40 pontos percentuais, atingindo a universalização em relação a coleta e tratamento do esgoto. Isso traz melhorias à saúde e qualidade de vida da população, e para o meio ambiente, despoluindo rios”, declara Luana Pretto, presidente do Trata Brasil.
Saúde se destaca entre os benefícios do saneamento
São muitos os efeitos do saneamento na vida da população, e a saúde se destaca.
Sem a presença de esgoto a céu aberto, há a redução de casos de diarreia, hepatite A, leptospirose, entre outras doenças, o que interfere também na produtividade da população, que se ausenta menos das atividades profissionais e educacionais.
“A gente vivia doente, inclusive as crianças, com febre, diarreia. Hoje a gente fica doente bem menos e não tem nada a ver com o esgoto”, conta Nega.
Evolução de quase 40 pontos percentuais
Para o resultado alcançado em Piracicaba, investimentos vêm sendo realizados. Segundo dados do SNIS, em 2013, a cidade tratava 60,73% do esgoto gerado e em 2022, o indicador alcançou os 100%. Isso representa uma evolução de 39,27 pontos percentuais. Além disso, o município atende 100% da população com coleta de esgoto na área urbana.
“Promover o saneamento básico engloba saúde, proteção ambiental, desenvolvimento econômico, e ainda leva dignidade às pessoas, contribuindo para as gerações futuras”, afirma o diretor-presidente da concessionária Mirante, André Borges.
Segundo ele, o modelo de parceria entre público e privado tem sido fundamental, com investimento contínuo, de longo prazo e que tem que ser apoiado e acompanhado pela população.
Melhoria do Rio Piracicaba com investimentos
A presença da empresa na cidade é percebida pelos piracicabanos. Luís Fernando Magossi, de 62 anos, conhecido como “Gordo do barco”, ressalta a melhoria do Rio Piracicaba após o tratamento do esgoto. “É como o ar que respiramos, se ele é poluído e cheio de fumaça, viveremos pouco. O mesmo acontece nos mananciais. É perceptível a diferença do cheiro e da qualidade da água do Rio Piracicaba. E quando tem alguma ocorrência de vazamento, procuramos rapidamente a equipe da Mirante, que sempre nos atende”, complementa.