Uso de Gêmeos Digitais em saneamento

O Infra Inteligente, programa da Aegea que faz o levantamento de ativos de saneamento por meio de drones e prevê a gestão de sistemas de saneamento de forma virtual, a partir de qualquer lugar do país, mostrou a transformação digital que está sendo feita na empresa.

Um dos principais motes do programa é o uso do conceito de Gêmeos Digitais – reprodução virtual e idêntica dos ativos de saneamento, como estações de água ou esgoto. Todo o funcionamento pode ser visto remotamente, permitindo tomadas de decisão mais rapidamente e com maior assertividade.

Wagner Carvalho e Osmar Rosa, responsáveis pela implantação do Infra Inteligente, explicaram o caminho percorrido pela Aegea nos últimos cinco anos e como o uso do BIM (Building Information Modeling, Modelagem da Informação da Construção) moderniza os sistemas de saneamento. 

O Infra Inteligente mescla tecnologias dos mundos físicos e digitais, permitindo simulações, modelagem hidráulica e visualização em realidades aumentadas e virtuais, entre outras possibilidades. O resultado é uma gestão integrada dos sistemas, com maior rapidez e precisão nas tomadas de decisão, além da mitigação de riscos e maior eficiência operacional.

Durante o BIM Fórum Brasil, realizado em 31 de agosto, foi feita uma visita virtual no Gêmeo Digital da ETE Bela Vista, estação de tratamento de esgoto da Mirante, PPP da Aegea em Piracicaba (SP). Detalhes como remoção do lodo puderam ser observados pelos participantes de várias partes do mundo.

O BIM Fórum Brasil (BFB) é uma associação civil sem fins lucrativos que reúne os diversos agentes da cadeia produtiva da construção envolvidos e interessados na disseminação do conceito e da prática da Modelagem da Informação da Construção (BIM).

Pular para o conteúdo