Veja dicas de especialistas e leve mais segurança para seu dia a dia

Veja dicas de especialistas e leve mais segurança para seu dia a dia
Texto: Felipe Arguello e Rosiney Bigattão

Com mais de 3 mil colaboradores conectados em diferentes regiões do país, a SIPAT Aegea 2025 começou com um propósito claro: fortalecer a Segurança 360° como parte viva da cultura da companhia. O tema deste ano — “Cuidar de todos é papel de cada um de nós” — convida à reflexão sobre a importância de assumir, com protagonismo e responsabilidade, o compromisso de proteger vidas dentro e fora do trabalho.

Primeiro dia: protagonismo no cuidado e consciência do risco

Na abertura da semana, conduzida por Priscilla Demleitner, da Águas do Rio, especialistas e lideranças da companhia trouxeram uma visão abrangente sobre o papel de cada pessoa na prevenção. Na palestra de abertura, uma provocação importante: o risco sempre existiu — e sempre existirá. A diferença está em como escolhemos enxergá-lo, preveni-lo e agir diante dele.

“O risco é uma característica inevitável da existência humana. O que muda é a forma como gerimos esse risco e as decisões que tomamos diante dele.”

O destaque acima é de Fábio Arruda, especialista em Comportamento Seguro, pós-doutorando em Psicologia Organizacional e autor de livros sobre segurança do trabalho. Com uma abordagem clara e acessível, a reflexão girou em torno da diferença entre o que está no papel (atividade prescrita) e a prática real do trabalho.

Como evitar lacunas que podem levar ao acidente

Entre o que foi planejado e o que realmente acontece na rotina, pode haver lacunas perigosas. A negligência de pequenos desvios abre espaço para falhas maiores — até que o acidente aconteça. “Se toda vez que um procedimento fosse descumprido, ocorresse um acidente, o problema seria facilmente corrigido. O desafio é que, muitas vezes, nada acontece — até acontecer. E aí já é tarde.”

A metáfora da “boca do jacaré” foi usada para ilustrar o afastamento entre a atividade real e a prevista, demonstrando como pequenos desvios acumulados levam a perdas de controle, aumentando o risco de acidentes.

“Performance não é só bater meta — é fazer isso com segurança, com consistência e com responsabilidade. É isso que sustenta uma cultura de segurança verdadeira.”

Segundo dia: atitudes simples, impactos reais

No segundo dia da SIPAT, o foco foi a prevenção através de atitudes cotidianas e conscientes. O diretor de EHS, Wagner Vicente, reforçou que segurança é construída com base em ações concretas e comunicação assertiva:

“Prevenção é mais do que estatística. É sobre pessoas. É sobre voltar para casa inteiro todos os dias – física e emocionalmente.”

Guilherme Paschoal, vice-presidente de Operações e da Regional 1, destacou que segurança está nas escolhas simples, como usar corretamente os EPIs, respeitar procedimentos e alertar com empatia:

“Cada cuidado fortalece nosso jeito de nos protegermos uns aos outros.”

Ana Paula Garcia Barros, da Comunicação da Aegea no Espírito Santo, foi a apresentadora do segundo dia da SIPAT, que teve a participação da palestrante Fernanda Camargo, especialista em segurança do trabalho, que encerrou o dia com uma fala direta:

“Segurança é um valor inegociável. É papel de todos cuidar de todos.”

👉 Se você é colaborador da Aegea, acompanhe os próximos dias da SIPAT 2025 aí da sua unidade.