Viveiro da Prolagos vai levar mais verde para Região dos Lagos (RJ)

Estação de Tratamento de Esgoto Iguaba Grande (RJ) ganha viveiro de mudas

Diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida, no viveiro da concessionária que já está produzindo mudas de espécies nativas.

O Programa Viveiro de Mudas é uma iniciativa que faz parte da Política de Sustentabilidade da empresa, com ações voltadas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental nos cinco municípios onde atua. Com 26 me um sistema de irrigação, o espaço concentrará a produção de espécies nativas da região, que serão utilizadas para plantio nas áreas de mananciais, em unidades da concessionária e também em atividades de conscientização e preservação do meio ambiente. Esse é um antigo projeto da concessionária que deverá ser estendido a outras unidades operacionais.

“É uma alegria termos este espaço que vai contribuir para a arborização das cidades e incentivar o cultivo da vegetação nativa. Quando as visitas à estação estiverem liberadas, a população também poderá conhecer o viveiro e levar uma espécie”, comentou o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida, no lançamento do programa, com o plantio na própria unidade feito pelo diretor-executivo, pelo operador da ETE Valtemi Paraíso e pela analista de meio ambiente Amanda Bulhões.

Depois da inauguração simbólica, no Dia Mundial da Água, a concessionária reiniciou o reflorestamento às margens da Represa de Juturnaíba, em São Vicente de Paulo, em Araruama, em área de 1,5 hectare próximo da estação de tratamento de água. O plantio faz parte do projeto Revivendo Águas Claras, para recuperação e conservação das matas ciliares dos rios e mananciais da Bacia Hidrográfica do Rio São João, que existe desde 2014. Essa iniciativa busca a melhoria da qualidade de vida do reservatório e de seus rios contribuintes, beneficiando rebanhos, lavouras e toda a população que depende da água para diversos fins.

Pular para o conteúdo