“Que alegria começar o dia de sexta-feira com esse evento tão especial, falar de bons projetos, gente boa fazendo coisa boa”, disse Thaís Morais Benchimol, analista sênior de Responsabilidade Social, na abertura do Prêmio Voluntariado Aegea 2022, realizada em 9 de dezembro.
Uma novidade do prêmio é que todas as 14 ações inscritas foram reconhecidas e valorizadas. As iniciativas voluntárias são de 11 unidades da Aegea, que representaram as quatro regionais da empresa na 2ª edição da premiação. O engajamento foi uma das marcas do evento, realizado on-line.
No voluntariado todos são premiados
“É o momento em que todos estamos conectados. Somos mais de 11 mil na mesma empresa, com o mesmo propósito, o mesmo objetivo de levar não só água e esgoto, mas dignidade, cidadania e melhoria na qualidade de vida. Mas para a Aegea isso não é suficiente, queremos ir além, levar desenvolvimento e prosperidade, e o Programa Voluntariado tem esse papel”, diz Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da empresa.
Os projetos finalistas
A segunda edição da premiação escolheu três ações finalistas e todas foram vencedores, sem primeiro, segundo ou terceiro lugares. As iniciativas foram avaliadas por um comitê formado por diretores e acionistas da Aegea, além da empresa de consultoria Conexão Trabalho.
Os critérios para a avaliação incluíram o engajamento dos voluntários, a participação da comunidade, o impacto social gerado, inovação e criatividade das ações, além da diversidade e valor gerado. Uma escolha difícil, segundo os organizadores.
“Toda ação importa, por isso valorizamos tudo o que é feito é valorizado, não só a Aegea, mas as pessoas que recebem. Sabemos do empenho exigido para fortalecer o nosso Programa Voluntariado, fazendo com que de fato colabore com as comunidades”, afirma Lisandre de Assis Dauber, coordenadora de Responsabilidade Social da Aegea.
Chega Junto Comunidade, da Águas de Teresina
Na Águas de Teresina (PI), 42 colaboradores se envolveram com o projeto Chega Junto Comunidade. Ao todo, 64 voluntários atuaram durante três dias em três comunidades em situação de vulnerabilidade social. “Teve um amadurecimento incrível do comitê, foi uma atuação ampla, identificaram as necessidades de cada comunidade e buscaram atender as necessidades”, disse Lisandre ao apresentar o projeto finalista.
No primeiro dia de ação foi entregue uma biblioteca comunitária e realizada oficina de arte para as mulheres. No segundo, torneio de futebol para adolescentes da região, entrega de mudas e plantio, recreação infantil e assessoria em diversas áreas, como jurídica, engenharia, cadastro de Tarifa Social, atendimento de saúde, entre outras. No último dia, uma capacitação para o mercado de trabalho.
Na palestra, dicas de como se portar durante a entrevista de emprego, por exemplo. “No final, levamos computadores e impressoras para preparar os currículos e imprimir para que eles pudessem sair dali prontos para procurar uma vaga”, explica Kelson Marinho, do setor de Atendimento ao Cliente e coordenador de Voluntariado da Águas de Teresina (PI) e de Timon (MA).
Para ele, o voluntariado possibilita uma reflexão real do sentimento de se doar. “A empatia evidenciada no gesto, na palavra acolhedora e no fiel princípio de se amar ao próximo. Seguiremos levando o Chega Junto Comunidade, com as boas ações dos voluntários para envolver e agregar valor às comunidades, como agentes de dignidade que somos”, afirma.
Fluxo do Bem, da Prolagos e Águas do Rio
No início de 2022, com as fortes chuvas, diversas cidades foram fortemente atingidas por alagamentos, deslizamentos e muitos moradores ficaram desabrigados ou desalojados. Uma grande mobilização foi feita com o envolvimento de 21 colaboradores da Prolagos e Águas do Rio (Interior).
Com as ações, os voluntários conseguiram atender aos moradores de 17 municípios. Eles receberam o Fluxo do Bem, uma onda de afeto e suporte para enfrentar as dificuldades. Foi feita uma campanha de arrecadação que reuniu materiais de higiene pessoal e limpeza, roupas, calçados e alimentos.
As concessionárias também apoiaram as prefeituras de cada localidade com cessão de maquinário e colaboradores. “Essa campanha foi uma ação emergencial. Contou com a mobilização das lojas das concessionárias e repercutiu nacionalmente, foi uma situação muito crítica para as famílias e eles conseguiram se mobilizar rapidamente para atender”, conta Lisandre, a coordenadora de Responsabilidade Social da Aegea.
Compaixão que permite expandir novo horizontes
“Somos movidos por essa compaixão e vivência que permite expandir os horizontes e explorar algo novo. Atividades como essa nos tiram da zona de conforto, permitindo aprender coisas novas e realizar ações que você nem ao menos sabia que poderia praticar”, afirma Simony Dias, da área de Responsabilidade Social da Prolagos.
Para ela, o maior prêmio é o reconhecimento e a valorização para poder compartilhar com todos a ação, inspirando as equipes ao sentimento de solidariedade, empatia e amor ao próximo. “A iniciativa gerou uma grande mobilização dos voluntários, que estavam muito engajados, com ações transformadoras. Deixaram um legado, com certeza”, diz Fabiana Strozzi, diretora de Gestão de Pessoas.
Transformando Vidas, da Águas de Manaus
Uma ação multidisciplinar movimentou a vida de 104 pessoas, que foram diretamente impactadas com o projeto. Transformando Vidas: 28ª Ação no Sedam envolveu 37 colaboradores como voluntários nas atividades de inclusão e diversidade.
Os moradores atendidos tiveram leitura de histórias para crianças e reforço escolar nas disciplinas de português e matemática. As mulheres puderam fazer curso de encanadoras e todos os participantes tinham à disposição prestação de serviços em diversas áreas.
“O Programa de Voluntariado da Aegea permite fazer esse acolhimento, um cuidado além da conta que temos com os moradores das comunidades. Isso reforça o nosso compromisso como agentes de transformação nas cidades onde atuamos. Ser reconhecido é duplamente gratificante”, conta Semy Ferraz, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus.
“Ser voluntário é você crescer internamente a partir da experiência do outro”.
Para Édison Carlos, cada voluntário doa um pouco de si ao fazer uma ação. “Quem dá recebe muito mais, no final. Eu ouvi uma frase assim: Ser voluntário é você crescer internamente a partir da experiência do outro. É você perceber que naquele momento você é a pessoa mais importante na vida de outra. Então esse é o momento de todos sermos premiados, pois não existe ação pequena em voluntariado, toda ação é muito grande pois foi feita para resolver algum problema. É um pedaço de amor que a gente entrega todo dia. Sintam-se acolhidos”, afirma.
“Voluntariado é uma oportunidade”, diz a vice-presidente de Gestão de Pessoas, Márcia Costa. “Tem a ver com o que queremos no desenvolvimento das nossas carreiras, da nossa jornada profissional. Ser voluntário tem a ver com a empatia, em se colocar no lugar do outro, um dos nossos comportamentos desejados. Também envolve os compromissos social e ambiental, que estão em nossa cultura organizacional. É uma troca, quem faz, ganha profissionalmente, além de contribuir para esse país que tanto precisa das nossas ações”, completa.
Mais sobre o Programa Voluntariado da Aegea
Com pouco mais de três anos, o Programa Voluntariado da Aegea cresce muito a cada ano, permitindo uma evolução para todos os envolvidos. “Por meio dele podemos desenvolver as nossas capacidades e é muito bom ver como ele está distribuído em todas as unidades. Até as mais novas, como a Águas do Rio, já tem o seu comitê e apresentou ação”, afirma Marina de Castro Rodrigues, gerente de Responsabilidade Social.
Segundo ela, a conquista do prêmio é de todos. “É incrível que nosso programa, tão jovem, já consiga permear ações em diversos territórios do Brasil e como ele se conecta com o nosso propósito. Isso é compartilhar prosperidade: é a gente saber ouvir, compartilhar soluções com amor, com empatia e construir junto com ações cada vez mais estruturantes e transformadoras. Tivemos cinco encontros de formação, com a consultoria personalizada da Conexão Trabalho.
Giuliana Preziosi, da empresa de consultoria, aponta três pontos de destaque. Um deles é o orgulho de pertencer, da empresa, que tem valores e propósito bem definidos, e do programa. “A gente vê a motivação virar ação”, diz ela. Outro é o compromisso com a transformação. “Os comitês queriam causar impacto, fizeram um diálogo muito legal com a comunidade. Isso foi muito marcante”, conta.
O mais surpreendente são os fatos apontados pela consultora. “Ser voluntário é transformador porque nos faz evoluir, trocar e aprender. Tem vários estudos que mostram que isso fortalece o nosso sistema imunológico e mentalmente, porque traz bem-estar e sensação de felicidade. O mundo precisa de mais voluntários para lidar com os desafios que vamos enfrentar enquanto humanidade, parabéns por vocês fazerem parte desse movimento”, finaliza.
Outras ações reconhecidas
Águas de Sinop: Recrutamento Social.
Um mapeamento com a prefeitura para preparar pessoas abrigadas para o mercado de trabalho. Três colaboradores envolvidos: Anne Ribeiro, Leandro Carreira e Ricardo Lima.
Águas de Manaus: Transformando Vidas, 26ª Ação do Instituto Inclusão.
Ação multidisciplinar com 20 colaboradores envolvidos, 35 crianças impactadas e 300 pessoas beneficiadas com a revitalização da sede.
Aegea Rondônia: Mãos Solidárias.
Com 12 colaboradores envolvidos, 540 pessoas impactadas no Chá Fraterno e 600 pessoas impactadas no Dia das Crianças. Funcionários vão para as instituições para servir, para acolher. Uma ação contínua.
Águas de Barra do Garças: Colaborador Solidário.
Cinco colaboradores envolvidos, alimentos doados para cerca de dois meses, ação desenvolvida desde 2015.
“É um olhar atento. Leituristas e profissionais de corte, que estão nas ruas identificam aquelas famílias que estão em dificuldade extrema, em situação de vulnerabilidade, se mobilizam internamente para amparar aquelas famílias. É ir muito além com um olhar cuidadoso com as famílias”, explicou Thaís Morais Benchimol.
Águas de Barra do Garças: Árvore Também é Vida.
Três colaboradores envolvidos, são entregues de 300 a 500 mudas por evento em escolas municipais. Com plantio de mudas no entorno das escolas.
Águas de Camboriú: 3º Mutirão Juntos Pelo Rio Camboriú.
Nove colaboradores envolvidos, 40 entidades mobilizadas e 200 voluntários recolheram 25 metros cúbicos de resíduos sólidos. Uma ação que mobiliza a cidade inteira. A concessionária fornece equipamentos e pessoal para fazer a limpeza do rio.
Águas Guariroba: Campanha do Agasalho 2022
Quatro colaboradores envolvidos e 325 voluntários engajados. Fazem também a divulgação da Tarifa Social nas comunidades beneficiadas. Uma ação sólida, reconhecida, que acontece todos os anos com uma mobilização enorme e arrecada toneladas de doações.
Águas Guariroba: Dia das Crianças
Com quatro colaboradores envolvidos e 11 voluntários que mobilizam crianças em situação de vulnerabilidade da região. Eles identificam uma comunidade que não tem equipamentos de lazer e fazem um dia bem especial para as crianças do lugar.
Águas de São Francisco: Oficina de EVA
Com quatro colaboradores envolvidos, foram formadas 11 pessoas e feita reciclagem de garrafas de vidro com oportunidade de geração de renda.
Águas de São Francisco: Revitalização da Praça Prainha
A parceria com comunidade, poder público e organizações privadas contou com o envolvimento de nove colaboradores. Um trabalho de muito suor: confeccionaram brinquedos com pneus, por exemplo, e o bairro ganhou uma praça com equipamentos de lazer.
Ambiental Cariacica: Acolhimento Social e Educação Ambiental em Nova Rosa da Penha
Dezessete colaboradores envolvidos, 200 crianças impactadas e 28 voluntários engajados. Uma ação que mostrou resiliência e poder de adaptação da equipe: enfrentaram situações críticas e resolveram fazer um manifesto pela paz, com uma caminhada. “Tinham tudo para desistir da ação, mas amplificaram o alcance dela”, disse Thaís.