Quase 5.000 piscinas olímpicas a menos de esgoto no meio ambiente

Quase 5.000 piscinas olímpicas a menos de esgoto no meio ambiente
Texto: Aline Cardias

O dado positivo é resultado das 51,1 mil novas residências que foram conectadas em dois anos de atuação com o avanço dos trabalhos voltados à universalização do tratamento de esgoto nas nove cidades atendidas pela Parceria Público-Privada na região metropolitana de Porto Alegre (RS). 

Além do significativo ganho ambiental com o tratamento de esgoto das quase 5.000 piscinas olímpicas de esgoto que deixaram de ser despejados na natureza, as ligações feitas pela Ambiental Metrosul também representam um importante crescimento no acesso da população ao sistema de saneamento. 

Índice de cobertura de esgoto chegou a 42%

Entre dezembro de 2020 e outubro de 2022, 122 mil moradores passaram a contar com mais saúde e qualidade de vida por meio do esgoto tratado. Atualmente, a cobertura de coleta e tratamento é de 42%. Em torno de 283 mil residências são atendidas. A meta é ampliar para mais de 87% a cobertura até 2031.

Para que sua atuação e prestação de serviços revertam em impactos cada vez mais benéficos ao meio ambiente e à população, a Metrosul segue investindo no aperfeiçoamento de toda sua estrutura operacional. Busca a inovação constante das estações de bombeamento e tratamento de esgoto, bem como dos processos e equipes de atendimento. 

64 milhões de litros de esgoto tratados por dia

Nesse sentido, um importante avanço do último ano de operação foi a implantação do laboratório central na ETE Mato Grande, em Canoas. Com isso, a Ambiental Metrosul aprimora o controle de qualidade dos 64 milhões de litros do esgoto que diariamente são tratados nas 34 estações e devolvidos sem poluentes aos mananciais locais.

Outra iniciativa da empresa com a preservação ambiental é o reaproveitamento sustentável das 600 toneladas de lodo gerados na ETE Mato Grande. Hoje, 100% desse montante é transformado em fertilizante orgânico por uma cooperativa agrícola. Assim, a utilização de aterros sanitários como destino final para o resíduo é reduzida.

Economia circular

A partir de 2023, a expectativa da Metrosul é de que parte desse lodo também seja reutilizado no centro de compostagem próprio que está sendo estruturado em Canoas. Ele também vai transformar o lodo em material orgânico. Outro ganho foi a agilidade nos serviços da operação. 

“Os 53 mil atendimentos realizados pelas equipes em manutenções, reparos e desobstrução das redes de esgoto garantiram o bom funcionamento e a eficiência do sistema de saneamento como um todo”, disse o diretor-executivo da Metrosul, Fábio Arruda.

Relacionamento com a comunidade

Para manter a população informada sobre a atuação ao longo dos dois anos de operação, a empresa intensificou suas ações voltadas à conscientização acerca da importância do esgoto tratado à população e ao meio ambiente. As equipes do porta a porta realizaram 147 mil visitas no total. Só no último ano foram 84 mil, 33% a mais que no período anterior. 

O relacionamento com as lideranças locais seguiu tendo papel fundamental na aproximação junto às comunidades e disseminação da atuação da Metrosul, que conta com toda a expertise da Aegea no segmento. Aproximadamente 889 encontros foram promovidos pelo Programa Afluentes. 

As principais estações de tratamento de esgoto receberam, por meio do Portas Abertas, em torno de 676 crianças da rede pública de ensino, alunos de universidades e público em geral. Para tornar a experiência dos visitantes mais atrativa, está sendo implantado o Parque Ambiental na Estação de Tratamento de Esgoto Mato Grande.

Geração de emprego e renda

O segundo ano de atuação também marcou a consolidação e a implantação de algumas iniciativas de responsabilidade social idealizadas pela empresa. Entre elas, a formatura de oito jovens da primeira turma do Projeto Pescar Metrosul que, durante 11 meses, receberam capacitação em eletromecânica. Finalizaram o curso aptos a atuarem no saneamento. 

Com foco na ligação intradomiciliar, o piloto do Projeto Mulheres Encanadoras foi implantado em Esteio. O objetivo é habilitar profissionais do sexo feminino a realizarem esse tipo de intervenção, seguindo os padrões técnicos exigidos pela Metrosul e pela parceira Corsan. Além disso, suprem a necessidade identificada pela empresa na execução dessa intervenção. 

Entre as ações socioambientais, está ainda o De Olho no Óleo, projeto da Aegea, que visa evitar o descarte indevido de gordura na rede de esgoto. Uma oficina reuniu 32 moradores de Alvorada para a produção de sabão com o reaproveitamento de óleo de cozinha usado. Com a reciclagem de 21 litros do resíduo foram produzidos mais de 30 quilos do produto.

Atuação destacada em premiações

Em 2022, a Ambiental Metrosul foi reconhecida em duas importantes pesquisas. A empresa foi uma das marcas mais lembradas e preferidas pelos gaúchos na 24ª edição do Marcas de Quem Decide, na categoria Marca Gaúcha Ambiental. Além disso, foi certificada com o selo FEEX de Lugares Incríveis para Trabalhar e de Clima Organizacional, emitido pela FIA Employee Experience.  

“Mais que empenho e a vontade do nosso time em fazer sempre melhor, carregamos em nosso DNA a marca da maior empresa de saneamento do país. Mais do que orgulho, é uma grande responsabilidade manter o padrão Aegea de ser e fazer”, comenta o diretor-presidente Angelo Mendes.

Pular para o conteúdo