Parque das Tribos (AM): água tratada pela 1ª vez

Mais de 7.800 metros de redes de água do sistema Parque das Tribos levam qualidade de vida para bairro indígena e comunidade Cristo-Rei

Cacique observa construção da rede de água que foi recentemente inaugurada.
Cacique observa construção da rede de água que foi recentemente inaugurada.

A solenidade de inauguração do sistema de abastecimento Parque das Tribos, na zona oeste de Manaus, contou com a presença de representantes da prefeitura, concessionária e de lideranças comunitárias. O evento foi realizado ao ar livre e com todas as medidas de segurança e distanciamento social, para evitar a propagação do novo coronavírus.

A obra realizada pela concessionária leva saúde, dignidade e cidadania para os mais de 2,6 mil moradores do local, que é o primeiro bairro reconhecidamente indígena em Manaus. “Era muito difícil para as mães indígenas, com filhos pequenos, agora a Águas de Manaus trouxe esse benefício para nós”, disse Lutana Kokama, a cacique fundadora da comunidade. Além do acesso à água tratada, todos os moradores do Parque das Tribos foram cadastrados na Tarifa Social de Água, benefício que garante desconto de 50% no pagamento das faturas.

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, o sistema de abastecimento do Parque das Tribos é um marco no trabalho da concessionária na cidade. “A entrega dessa obra é uma das ações mais importantes da Águas de Manaus em dois anos e meio de atuação na cidade. Estamos investindo para acompanhar o crescimento da cidade, e trazer água até o Parque das Tribos é fruto disso. Proporcionar o acesso à água tratada para uma comunidade indígena no meio da cidade de Manaus é algo muito significativo, principalmente no momento que estamos vivendo”, completou Thiago Terada.

Mais qualidade de vida para diversas etnias

O Parque das Tribos foi criado há sete anos e abriga diversas etnias, entre elas: apurinã, baré, mura, kokama, tikuna, wanano, sateré-mawé e tukano, além de não indígenas. Localizado na zona oeste de Manaus, no Tarumã, o bairro preserva as tradições, os costumes e a cultura de povos antigos, mas tem uma infraestrutura precária e boa parte dos moradores é de pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde que passou a atuar na cidade, a Águas de Manaus abastecia a comunidade em uma estrutura temporária, por meio de carros-pipa que enchiam diariamente duas grandes caixas-d’água do Parque. Em 2019, a concessionária iniciou as obras para a construção do sistema de abastecimento definitivo.

A estrutura inaugurada na comunidade conta com um Centro de Produção de Água Subterrânea (CPAS), que consiste em um poço de 200 metros de profundidade para captação de água. Também foram implantados 7.830 metros de redes de distribuição e 657 hidrômetros residenciais. A concessionária vai entregar, ainda em 2021, um reservatório no Parque das Tribos, com capacidade para armazenar 300 mil litros de água. “Essa estrutura é o suficiente para fornecer água tratada de qualidade aos moradores e ainda será reforçada. O mais importante é a garantia de acesso à saúde e qualidade de vida para as pessoas, principalmente no contexto de pandemia. A água tratada é um elemento fundamental no combate ao coronavírus e a outras doenças”, acrescenta Thiago Terada.

Extensão para Cristo-Rei

Além do Parque das Tribos, o sistema de abastecimento construído também beneficiará a comunidade vizinha, a Cristo-Rei. Nas últimas semanas, as obras de implantação de rede de abastecimento para a localidade foram iniciadas. Na Cristo-Rei, serão implantados dois mil metros de redes de água e cerca de 250 hidrômetros residenciais, beneficiando aproximadamente dois mil moradores, que também passarão a compor o cadastro da Tarifa Social.

Pular para o conteúdo