O desafio do saneamento nas pequenas localidades no interior do país

O desafio do saneamento

O pequeno distrito de Urucumacuã, no município de Pimenta Bueno, em Rondônia, vai ter um abastecimento com maior regularidade após as obras de melhorias. Regularidade aqui significa ter água tratada, de qualidade, na torneira de casa em período integral.

Em um estado que ocupa as últimas posições nas estatísticas de saneamento, as melhorias são sempre bem-vindas. A capital do estado de Rondônia, Porto Velho, tem apenas 33,76% de água tratada e 4,67% de rede de esgoto, segundo o Ranking da Abes de 2021.

Vencendo os desafios

Apesar do desafio da distância geográfica em relação aos grandes centros, e toda a dificuldade que isso representa, como acesso aos equipamentos e ter profissionais especializados e treinados, a Águas de Pimenta Bueno (RO), cumpre o cronograma de obras traçado para o distrito de Urucumacuã. A iniciativa busca fortalecer a distribuição de água na comunidade.

Melhorias no sistema de abastecimento

As melhorias no sistema de abastecimento de água tratada no Distrito de Urucumacuã incluem a revitalização da área de captação da água bruta e a manutenção preventiva na bomba e nos painéis elétricos. Está sendo feito também um estudo georreferenciado nos dois poços de captação.

É usada uma câmera especializada para a coleta de imagens submersas sob alta pressão. Um trabalho de três dias em cada unidade de captação de água bruta. O estudo é feito de maneira alternada para manter o abastecimento para a população, garantindo também agilidade e segurança na operação.

Mais água tratada em 2022

“Temos um cronograma com investimentos para todo o ano de 2022. São obras e melhorias para as comunidades dos distritos de Urucumacuã e de Itaporanga, além da cidade de Rolim de Moura. Mais água tratada e com qualidade para famílias do município”, destaca Eduardo Lana, diretor-presidente da Água de Pimenta Bueno.

Com uma população estimada em pouco mais de 37 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2021, as condições de saneamento na cidade vem melhorando nos últimos cinco anos. Desde que a Águas de Pimenta Bueno, unidade da Aegea em Rondônia, assumiu a concessão de água e esgoto no município, melhorias são implantadas levando saúde e qualidade de vida para todos os moradores.

Pular para o conteúdo