Parque das Nações Indígenas (AM) comemora chegada da água tratada

Povos Indígenas Aegea

Há onze anos, algumas etnias indígenas iniciaram uma ocupação na região Oeste da cidade de Manaus (AM). O local, batizado como Parque das Nações Indígenas, abriga cerca de 13 etnias, com mais de 2,2 mil moradores.

No dia 9 de agosto, quando se celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas, as famílias comemoraram um grande marco na luta por reconhecimento e dignidade. Pela primeira vez, todos terão acesso à água tratada em suas casas.

Povos Indígenas Aegea

Primeira empresa a olhar para os moradores do parque indígena

A Águas de Manaus, unidade da Aegea na capital, começou a implantar em julho um sistema de abastecimento de água na região. A previsão é que ele seja concluído em outubro. Ao todo, cerca de 450 famílias serão beneficiadas com água tratada, que vai  chegar às torneiras por meio dos mais de 8 mil metros de tubulações que estão sendo instalados.

Para o cacique Daniel Miriâ Buuhsanu Piratapuyo, ter acesso à rede de abastecimento é motivo de muita felicidade, já que sempre foi um momento muito aguardado. “A Águas de Manaus foi a primeira empresa a olhar por nós, trazendo essa água que irá melhorar nossa vida”, destacou. Da etnia Pira-tapuya, foi um dos primeiros a chegar ao local, junto com a família.

Ele conta que até para cozinhar era preciso andar com a cacimba com água na cabeça, e essa água nem era potável. “Estamos agradecidos por esse reconhecimento do nosso povo e da nossa cultura”, disse. Outros indígenas de etnias como Baré, Miranha, Cocama, Mura, Munduruku, Pira-tapuya, Kambeba, Sateré-Mawé, Ticuna, Tukano e Catauaxi vivem na região.

Programa Tarifa Manauara facilita acesso

Recém chegada ao Parque das Nações Indígenas, a jovem Ticuna Nutchicürana Rosindo, de 22 anos, reforça o importante momento que estão vivendo. “Nós estávamos precisando muito dessa água, pois temos dificuldade para buscar na cacimba. Não tenho nem como explicar o tamanho da felicidade, somos muito gratos”, comemorou a indígena.

Todos os moradores do Parque das Nações Indígenas serão incluídos no Programa Tarifa Manauara, que concede desconto de 50% no valor da fatura da água.

Obra Parque Nações Indígenas Aegea

Valorização da cultura local

Levar saneamento para comunidades vulneráveis e áreas indígenas é uma das marcas da concessionária em Manaus. Desde que começou a atuar na cidade, a Águas de Manaus já beneficiou mais de 2,6 mil indígenas que vivem na zona urbana da capital. O primeiro projeto relacionado aos indígenas foi realizado em 2020 e levou água tratada para famílias da etnia Sateré-Mawé que viviam há mais de cinco décadas em uma área no Bairro Redenção, na zona Centro-Oeste da cidade.

Já em 2021, aproximadamente 2,6 mil moradores de mais oito etnias que moram no Parque das Tribos, na zona Oeste da capital, foram beneficiados pela Águas de Manaus, passaram a ter água tratada 24h por dia, sem interrupções. Também foram incluídos na tarifa social da empresa.

“Temos muito respeito por esta parcela da população. Ao levarmos água, levamos saúde e dignidade para estas pessoas. Isto é, também, uma forma de mostrar nossa reverência pela cultura dos povos indígenas”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.  

Povos Indígenas Aegea

Mais sobre os indígenas

Atualmente, no Brasil existem cerca de 896 mil indígenas espalhados por todo território nacional e mais da metade vive fora das terras indígenas. Destes, aproximadamente 183,5 mil estão no Amazonas. De acordo com dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2010, na época havia cerca de quatro mil indígenas na capital amazonense.

“Nosso objetivo, em relação aos povos indígenas que vivem na zona urbana de Manaus, é garantir que todos tenham acesso à água tratada e que a utilizem de forma consciente. Por isso, também promovemos uma série de orientações voltadas para o consumo responsável”, ressaltou o diretor-executivo da concessionária, Diego Dal Magro.

Pular para o conteúdo