Dia da Consciência Negra é tema da 1ª Semana da Diversidade Racial da Aegea

Dia da Consciência Negra: dicas para aproveitar o feriado e entender melhor a data
Texto: Rosiney Bigattão

Ainda que o racismo seja considerado crime no Brasil, ele se apresenta em nosso dia a dia de maneira estrutural, portanto, deve ser compromisso de todos combater qualquer tipo de preconceito. Para isso, uma dica bem importante é buscar informação sobre o tema.

Momento de reflexão e respeito

“O momento ainda é de muita reflexão e de muito respeito. É uma maratona, pois tivemos mais de 350 anos de escravidão, as mazelas ainda estão aí”, afirmou Josélio Alves Raymundo, na abertura da Semana da Diversidade Racial da Aegea, na última segunda-feira, 18 de novembro.

Um dos responsáveis pela implantação do Respeito Dá o Tom, em 2017, o diretor lembrou das conquistas e avanços do programa de diversidade, igualdade racial e de gênero da Aegea. “A Companhia foi pioneira ao começar um programa quando quase ninguém falava sobre o tema”, disse.

“É uma honra ter participado desde o início e ver a evolução que o programa tem tido, diminuindo as distâncias para proporcionar um ambiente cada vez melhor para a nossa sociedade, pois o Respeito Dá o Tom não é um programa de negros, é um programa de todos”, afirmou.

“O respeito transcende a questão racial, é um tema de Direitos Humanos, e quando falamos em brasicidades, que é um dos talentos da Aegea, de respeitar as diversidades, estamos cumprindo grande parte dessa temática”, afirmou Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da empresa, na abertura da Semana da Diversidade Racial da Aegea.

Questão racial no centro das discussões

A vice-presidente de Gestão de Pessoas, Márcia Costa, mostrou a importância de todos para fazer a mudança necessária na sociedade brasileira. “Cada um de nós temos um papel muito importante no processo, como líderes, temos que jogar uma pedrinha todos os dias para influenciar quem está ao nosso redor”, disse a VP.

“O Respeito Dá o Tom é o programa mais transversal da Aegea e se tornou um dos ícones de atração de novos talentos, principalmente entre os trainees”, afirmou Márcia Costa.

Programação tão diversa quanto o tema: ESG e Direitos Humanos

Saneamento tem cor? A pergunta norteou o painel no segundo dia da Semana da Diversidade Racial da Aegea. Teve a participação de Luana Preto, diretora-executiva do Instituto Trata Brasil. Outra convidada foi Benilda Brito, ativista pelas mulheres negras.

A partir dos dados publicados pelo Instituto Trata Brasil e apresentados pela Luana, ficou evidente que a população negra, especialmente as mulheres, sofrem mais com a falta de saneamento no Brasil. Benilda então refletiu sobre os dados com as lentes do racismo ambiental e justiça social.

Fez um retrato dos diversos racismos enfrentados pela população negra brasileira, com menos acesso também à saúde, educação de qualidade e oportunidades de trabalho. 

Marina Rodrigues, gerente de Sustentabilidade na Aegea e do Instituto Aegea, fez a mediação do painel. “As atividades que cada um de nós realiza na nossa rotina de trabalho, em qualquer área da empresa, contribuem para que essa situação seja superada, para reduzir as desigualdades raciais e sociais no nosso país”, disse.

Na terça, 19 de novembro, o tema foi Diversidade, Uma Potência para o Crescimento. Contou com a participação do diretor-executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, Gilberto Costa. Outra convidada foi a presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Silvia Souza.

O que você tem a ver com a diversidade racial?

Na quinta, 21 de novembro, às 16 horas, o painel Diversidade, e Eu Com Isso discutirá o papel de todos com o tema. Com a participação de Theo Van Der Loo. O executivo que durante anos esteve à frente da Bayer foi um dos primeiros a chamar a atenção para o fato de que diversidade racial é um tema de todos, inclusive dos brancos.

A conversa terá a participação de Nalva Moura, fundadora da Consultoria Yalode, de Fabianna Strozzi, diretora de Gestão de Pessoas, e Wagner Ferreira, diretor de EHS. A mediação será de Keilla Martins, coordenadora do Respeito Dá o Tom e especialista no Instituto Aegea.

“Como a gente faz, faz diferença”

Fechando a Semana da Diversidade da Aegea, na sexta, 22 de novembro, também às 16 horas, o painel: “Como a gente faz, faz diferença”. Participam Luana Braguin, gerente Comercial da Corsan (RS), Gabriel Barbosa, gerente de Responsabilidade Social e secretário do Comitê do RDT da Águas de Teresina (PI) e Águas de Timon (MA), e Thales Rodrigues, coordenador de Riscos e Controles Internos. 

Com a mediação de Vanessa Favareto, gerente de Educação Corporativa, o bate papo vai evidenciar as ações promovidas pela Aegea para promover a empregabilidade e desenvolvimento de colaboradores negros, além da sensibilização e letramento de todos que atuam na Companhia.