Parceria amplia acesso ao emprego e renda para vulneráveis

Parceria amplia acesso ao emprego e renda para vulneráveis
Texto: Camila Henriques e Daniele Brito

Uma aliança inédita entre o setor público e a iniciativa privada promete abrir novos caminhos para quem mais precisa. A Aegea firmou parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para ampliar o acesso ao mercado de trabalho a pessoas inscritas no Cadastro Único.

A iniciativa integra a Companhia ao Programa Acredita no Primeiro Passo, lançado pelo Governo Federal para fomentar a inclusão produtiva de brasileiros em situação de vulnerabilidade social. O acordo foi celebrado em Teresina (PI), em 16 de janeiro, e terá desdobramentos em diversas regiões do país, com destaque para Manaus, onde a ação será operacionalizada pela Águas de Manaus.

O foco é promover oportunidades reais de emprego e geração de renda, com atenção especial a mulheres, jovens, pessoas negras, com deficiência e de comunidades tradicionais. Os postos de trabalho serão destinados a candidatos cadastrados no CadÚnico.

Saneamento: vetor de desenvolvimento e inclusão

A Aegea e suas concessionárias também se comprometeram a acompanhar os avanços por meio de relatórios e pontos focais locais e nacionais.

“Acreditamos na potência do saneamento como vetor de desenvolvimento e inclusão. Essa parceria nos permite ampliar o alcance das nossas ações sociais, gerando prosperidade compartilhada, e colaborar com o esforço nacional de geração de emprego e renda, especialmente para quem mais precisa”, afirmou Radamés Casseb, CEO da Aegea.

Estratégia para superação da pobreza

Para o ministro Wellington Dias, titular do MDS, a parceria representa um passo estratégico na superação da pobreza:

“É muito potente essa parceria que firmamos com a Aegea. Agora vamos abrir o Cadastro Único e o público do Bolsa Família e do Cadastro Social vai poder participar da qualificação para o emprego e, também, para o empreendedorismo junto à Companhia. […] Tenho certeza de que a Aegea vai ganhar um quadro extraordinário de profissionais”, destacou.

A atuação conjunta prevê a integração da política pública a iniciativas que já existem nas unidades da Aegea, como o Programa Pioneiros, que oferece capacitação a jovens, e o Respeito Dá o Tom, voltado à promoção da equidade racial e de gênero. A empresa também mantém políticas de acesso ao saneamento com tarifas sociais e iniciativas que estimulam o desenvolvimento territorial.

Ir além do básico

Mais do que levar água e esgoto a milhões de brasileiros, a Aegea tem buscado gerar impacto positivo nos territórios onde atua. O acordo com o Governo Federal é o primeiro do gênero firmado com uma empresa do setor de saneamento e mostra como o trabalho em parceria pode gerar soluções duradouras para os desafios sociais do país.

Motor de transformação social e econômica

Com presença em 15 estados e mais de 890 municípios, a Aegea amplia o alcance de políticas públicas e reforça sua atuação em rede com governos e comunidades. Em Manaus, por exemplo, a concessionária Águas de Manaus já universalizou o acesso à água tratada e vem acelerando as obras de coleta e tratamento de esgoto com o Programa Trata Bem Manaus, que prevê a implantação de 2,7 milhões de metros de redes até 2033.

Programas como Tarifa 10 e Tarifa Manauara também garantem acesso aos serviços para as populações mais vulneráveis. Hoje, mais de 140 mil famílias são beneficiadas com condições especiais de pagamento na capital amazonense.

A nova parceria com o MDS reforça que o saneamento básico é só o começo. Quando aliado à inclusão produtiva e à geração de renda, torna-se um motor de transformação social e econômica — uma alavanca concreta para o desenvolvimento regional e humano.

Fotos: Moisés Saba