A cerimônia de posse de Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da Aegea, no Conselho Consultivo do Movimento +Água aconteceu no dia 21 de julho. É mais uma ação da Rede Brasil do Pacto Global da ONU em contribuir com a mobilização para que todos tenham acesso aos serviços de saneamento básico, com regularidade e qualidade.
A Aegea faz a coordenação da Plataforma de Ação pela Água, com Marina Rodrigues, coordenadora de Sustentabilidade da Aegea. É também uma das empresas patrocinadoras do Movimento +Água, lidera portanto , os esforços em prol da universalização da água tratada, coleta e tratamento de esgoto no Brasil. Apoia também as metas de resiliência hídrica promovidas pelo Pacto Global.
Com tudo isso, a Aegea amplia cada vez mais sua atuação junto à Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Signatária desde 2016, quando aderiu ao Pacto Global, consolidou os compromissos fortalecendo a parceria, alinhando o modelo de negócios da empresa aos princípios ESG.
Movimento +Água
O Movimento +Água é uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global objetivando, de forma conjunta e articulada, ampliar a segurança hídrica e acelerar a chegada do serviço de água potável aos mais de 35 milhões de brasileiros sem acesso, e coleta e tratamento de esgoto a mais de 100 milhões de pessoas.
Pacto Global: maior iniciativa de sustentabilidade do mundo
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para que as empresas alinhem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.
É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.
No Brasil, a Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003. Hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1,5 mil membros e com mais de 40 projetos conduzidos no país. Os temas principais são: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.
O Pacto Global mobiliza o setor empresarial para que atue em prol das conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Para agilizar a conquista das metas, foi lançada a Ambição 2030, movimento capitaneado pelos CEOs das grandes empresas. O objetivo é o avanço individual e coletivo para os sete prioridades: Movimento + Água, Mente em Foco, Elas Lideram 2030, Salário Digno, Raça é Prioridade, Ambição Net Zero e Transparência 100%.
Mais sobre o Comitê Consultivo
Édison Carlos vai atuar ao lado de profissionais muito admirados pelo envolvimento com o tema Água, tais como: Glauco Kimura, oficial de Projetos da Unesco; Kim Honda, sócio-diretor ESG da KPMG; Amanda Costa, diretora executiva do Perifa Sustentável; Agostinho Vieira, jornalista e criador do Projeto Colabora; Maitê Leite, gerente de Água e Oceano no Pacto Global da ONU no Brasil; Sandra Kishi procuradora Regional da República do Ministério Público Federal; Luciana Barbosa, da Copasa; e Sérgio Ayrimoraes, especialista da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA.