Durante 11 a 15 de setembro, toda a Aegea e suas unidades estiveram em uma única sintonia: a conscientização sobre a importância da segurança e qualidade de vida para a empresa.
A abertura do evento teve foco nas Regras de Ouro de Segurança. A cada dia, uma nova abordagem sobre o tema foi feita por especialistas, pelo CEO da Aegea, Radamés Casseb, pelo diretor de EHS da empresa, Wagner Felix Ferreira, e pelos vice-presidentes regionais.
Reconhecimentos pelo cuidado com a segurança
O olhar atento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Aegea também reconheceu os destaques da empresa em relação à segurança.
Foram três premiações pela melhor atuação das CIPAs, quatro prêmios para as diretorias que implementaram ações que resultaram em ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, e reconhecimento aos colaboradores e unidades que desempenharam atividades prevencionistas.
Premiação pela atuação das CIPAs
Três unidades foram reconhecidas por manterem a organização das CIPAs, os planos e prazos atendidos. São elas: Águas de Teresina (PI), Águas de Timon e Cordeiro, da Águas do Rio.
Ambiente de trabalho saudáveis e seguros: Águas Guariroba
Quatro diretorias receberam troféus pela implementação de ações que promoveram ambientes de trabalho saudáveis e seguros. Assim, reduziram os riscos e demonstraram comprometimento com a segurança.
A Águas Guariroba (MS) foi uma delas, com o projeto “Reservatório para Policorte”. O equipamento reduz a emissão de poeira, preservando a saúde dos colaboradores.
Santa Catarina e os eventos e equipamentos que trazem segurança
A diretoria das unidades de Santa Catarina (SC) foram reconhecidas pela “Parada da Segurança”. Toda a empresa para para debater o tema da Saúde e Segurança do Trabalho. Já são seis edições do evento que tem resultados com impactos positivos para todos.
As unidades da diretoria de Santa Catarina também foram reconhecidas pelo desenvolvimento da “Ferramenta Magnética” – permite a abertura dos poços de visitas em segurança; e também pela “Calça Antimordedura”, que minimiza os efeitos dos ataques de cães durante a leitura dos hidrômetros.
Paradão de Segurança da Águas de Teresina
A Águas de Teresina (PI) foi premiada pelo evento “Paradão de Segurança”, semelhante ao realizado em Santa Catarina. São momentos em que todas as áreas, todos os níveis hierárquicos das unidades e colaboradores de todas as funções fazem uma pausa nas atividades rotineiras para se dedicarem à conscientização sobre Segurança e Saúde do Trabalho.
Treinamentos obrigatórios em dia
As unidades que mantiveram 100% dos treinamentos obrigatórios em dia durante o primeiro semestre deste ano foram premiadas. São elas: a Águas Guariroba (MS), Aegea Mato Grosso 2 (MT), Ambiental Metrosul (RS) e as unidades da Aegea em Santa Catarina.
Colaboradores que identificaram “quase acidentes”
Oito colaboradores foram reconhecidos por identificar e reportar perigos no ambiente de trabalho. As não conformidades apontadas por eles se transformaram em plano de ação. Do total, quatro colaboradores são da área de segurança e os outros quatro de áreas distintas.
Ligados às áreas de segurança estão: em 1° lugar, Alzenir de Souza Santos, da Águas de Ariquemes (RO); em 2°João Pedro Cristaldo Claro, da Águas Guariroba (MS); em 3° Marlon Luiz da Silva Pimentel, da Aegea Engenharia, e em 4° Ricardo Romano de Paula, da Águas do Rio.
De outras áreas foram premiados: Carla Regina Nogueira, em 1° lugar; Amanda Miquelani, em 2°; Luciano Alberto Rodrigues, em terceiro lugar, e Karolyne Silva Pastori, em quarto lugar. Todos são da Mirante, unidade de Piracicaba (SP).
Reconhecimento por direção segura
Os colaboradores que tiveram a maior quantidade de quilômetros rodados e o menor índice de infrações virtuais de trânsito foram premiados. O reconhecimento foi feito a partir do banco de dados da telemetria com informações do primeiro semestre deste ano. Assim, a Aegea reconhece os condutores que aplicam a direção defensiva, cuidando de si e de quem está à sua volta, no trânsito.
Os motoristas além da conta foram: Francinaldo Nascimento Araújo, Murilo Seixas Fonseca, Mauro Gonçalves do Nascimento Junior, Alexandre de Oliveira Costa e Gabriel Veras Guimarães Barbosa, da Águas de Teresina (PI). Marisa Machado, da Águas de Sinop (MT). Marco Alan da Costa Fonseca, da Águas do Rio, e Carlos Alberto e Silva Gouveia, da Aegea Engenharia.
Além dos colaboradores, as unidades da Aegea em Rondônia e a Águas de Manaus foram premiadas pela melhor performance em quantidade de infrações graves e gravíssimas por quilômetro rodado.