Aegea premiada com o selo IIA May pelo terceiro ano consecutivo

Aegea premiada com o selo IIA May pelo terceiro ano consecutivo
Texto: Rosiney Bigattão

Como atrair a atenção e engajar colaboradores para a importância do trabalho realizado? Há três anos, a equipe da Darc, a Diretoria de Auditoria, Riscos e Controles Internos da Aegea, tem encontrado as respostas certas para estas perguntas.

A certeza vem com o reconhecimento do  Instituto de Auditores do Brasil, pela campanha IIA May Brasil 2023, premiação conquistada pelo terceiro ano consecutivo. As empresas que conquistaram o selo vão ser homenageadas em novembro durante o Conbrai, congresso que é o maior e mais tradicional evento de auditoria interna no país.

“Conquistar o IIA May em 2023, logo após a certificação Quality Assessment tem um sabor especial. Demonstra o comprometimento da Aegea em seguir os mais elevados padrões de governança corporativa”, afirma Percival Gratti Junior, diretor da Darc.  

“A premiação aponta que estamos no caminho certo, desenvolvendo nossa equipe, plantando a sementinha da auditoria, engajados em promover o nosso conhecimento e motivando toda a companhia a buscar a premiação conosco”, diz Milena Martins Aguiar, analista de Auditoria Interna Sênior.

Investimentos que rendem frutos para toda a empresa

O reconhecimento é fruto de investimentos da Aegea e de um trabalho persistente, diário, da equipe de Auditoria Interna da Darc. A cada ano, novas estratégias fazem parte da campanha realizada a partir de maio, Mês Internacional da Conscientização da Auditoria Interna

O objetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil, IIA Brasil, é reconhecer empresas e organizações que espalham o valor que a auditoria interna traz. Ao valorizar a profissão do auditor, elas têm normas mais efetivas, garantem a utilização de controles e ganham em credibilidade.

Desenvolvimento de pessoas

“Todos os anos, o IIA May sempre representou não só o momento de cultivarmos a importância da nossa área, mas também de incentivar o desenvolvimento dos colaboradores de toda a empresa. Muitas lições são aprendidas durante a campanha”, afirma Milena.

Muitas também foram ensinadas. “O regulamento do IIA May trouxe um desafio este ano: ações voltadas para o desenvolvimento dos colaboradores e aplicação de conteúdo. Um dos destaques foi a palestra ministrada por um integrante do IIA Brasil”, conta ela.

O profissional debateu temas relevantes para o futuro do setor e compartilhou experiências vividas na sua jornada profissional. A equipe de Auditoria Interna também participou do Workshop de Segurança, de EHS da Aegea, em Campinas (SP), voltado para a área operacional. 

Troca de informações e conteúdos relevantes

Legenda: Workshop com a participação de Percival Gratti Junior, Leandro de Paula Nascimento e Thomas Heinz Rogalsky, respectivamente diretor, coordenador e analista de Auditoria Interna da Darc.

Outra novidade da campanha de 2023 foram os kits personalizados para a equipe. Um benchmarking com empresa que também administra contratos de concessão de saneamento foi uma forma de inovar e trocar informações sobre a área com empresas do setor. A série O Auditor Responde, implantada em anos anteriores, foi mantida. 

Foi destaque também para a conquista da premiação a metodologia exclusiva usada pela Darc. A Aegea é certificada com a Quality Assessment do IIA Brasil, que atesta que a companhia cumpre os mais elevados padrões de auditoria interna. Apenas 30 empresas no Brasil tem a certificação.

“Estamos com uma responsabilidade ainda maior para o ano de 2024, para continuarmos nos desafiando a buscar melhorias, trazendo mais inovação e desenvolvendo para toda a Aegea a partir da Auditoria Interna”, finaliza a analista Sênior da Darc.

Pular para o conteúdo