A força das mulheres é destaque na programação da Glocal

GLOCAL Experience Carla e Djamila Águas do Rio Aegea

Com riso solto e a voz forte de quem tem muita segurança no que fala, Carla Akotirene, doutora em Estudos de Gênero Feminino, participou da Glocal ao lado de Djamila Ribeiro, filósofa e escritora que também tem muita segurança e escreve. As duas foram aplaudidas de pé várias vezes durante a participação no maior evento de sustentabilidade do ano no Rio de Janeiro. Falaram sobre “A Importância das Mulheres no Avanço das ODS”, no dia 16.

Reconhecida pela luta por mais espaço para as mulheres negras dentro da Academia, Carla lembrou que é a primeira pessoa de sua família a conquistar um diploma universitário. Premiada pelo seu ativismo social, Djamila Ribeiro também falou da importância do resgate e reconhecimento do conhecimento ancestral na luta contra a opressão que ainda impera no país. Ela lembrou que o Brasil tem mais tempo de escravidão do que não escravidão.

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

Carolina de Jesus: Inspiração para mulheres em oficina

“Ah, comigo o mundo vai modificar-se”, escreveu Carolina de Jesus em seu livro O Quarto de Despejo, em 1960. A escritora, mulher negra e catadora de papel, descreveu a fome e a realidade da favela. Ela é hoje a inspiração da cooperativa de mulheres de Mesquita, Coopcarmo, que desenvolve o trabalho de coleta seletiva em todo o estado.

No último dia da Glocal Experience, 17 de julho, a arte sustentável atraiu quem estava no evento para a oficina de Cadernos Criativos oferecida pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea. Assim como Carolina de Jesus, que escreveu toda a sua obra em papéis recolhidos na rua, as educadoras sociais ensinaram como é possível reinventar materiais descartados.

Bulas de remédios, pedaços de jornal, lã, CDs. Tudo foi reaproveitado na oficina oferecida pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea. “A gente se inspira em Carolina, uma catadora que se reinventou a partir da reciclagem. Quando ela diz que quer modificar o mundo, a gente vê força e se espelha nela para seguir trabalhando dentro do conceito de sustentabilidade”, explicou a educadora social do projeto, Fabiane Oliveira.

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

Mulheres já constroem hoje um mundo mais sustentável

Para Fabiane, repensar é a palavra que definirá o futuro do planeta “É preciso repensar o consumo, o quanto de lixo produzimos, o que podemos reciclar, que hábitos vamos mudar, como podemos nos reinventar. Esse é o único caminho se queremos um futuro melhor”, afirmou.

Com seus cadernos em mãos, as amigas Julia e Laura, de 10 e 12 anos, participaram da oficina. “Usamos cola, pedaço de pano, papelão e meu caderno ficou lindo. Foi muito legal. Um jeito criativo de reciclar as coisas”, afirmaram.

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

As mudanças no dia a dia das lideranças das comunidades

A força feminina esteve presente em toda a programação da Glocal Experience. Palestras, cursos, oficinas e workshops destacaram a força que as mulheres têm de mudar o mundo. No domingo, 17 de julho, a Águas do Rio levou lideranças do Programa Afluentes, que atuam em Bonsucesso e Higienópolis, na região Norte da capital.

Elas conheceram um pouco mais sobre os projetos da concessionária para a limpeza da Baía de Guanabara e participaram da palestra Diálogos Estruturados: Lideranças Femininas, que debateu temas como o desenvolvimento de uma economia sustentável. 

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

Periferias articuladas

De acordo com Hilda do Nascimento, liderança em comunidades como Manguinhos e Jacarezinho, as periferias já se articulam para gerar renda própria de forma sustentável. “Em Manguinhos trabalhamos com uma horta orgânica que gera renda para os moradores e alimentos saudáveis. Aliás, saúde é meio ambiente limpo, água de qualidade. É também consciência de cada um. Acredito que nós mulheres somos as mensageiras e articuladoras dessa nova forma de pensar e agir”, afirma.

A liderança Joice Ferreira, de 39 anos, complementa: “vim aqui para olhar para o futuro e ele só existe se fizermos algo agora”. Ela é eletricista e está se especializando em energia limpa. “Quero levar para as comunidades que atuo uma possibilidade mais sustentável de se viver, mais barata e menos nociva para a natureza. Esse é meu foco e é isso que faremos juntas”, afirmou. 

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

Mais sobre a Glocal Experience

O evento na Marina da Glória mobilizou cerca de 38 mil pessoas nos nove dias do evento. Entre elas, representantes de diferentes grupos sociais, incluindo Governos, Academia, Instituições, setor privado e público. Essa foi apenas a primeira fase da Glocal Experience, que tem uma extensa agenda de atividades e compromissos até o fim do ano com foco em um futuro sustentável em 2030.

Fotos: Júlio César Guimarães, Paulo Whitaker e equipe da Águas do Rio.

Pular para o conteúdo