A primeira semana do ano foi marcada por um mutirão promovido pela Águas do Rio para iniciar o cadastramento de moradores para a Tarifa Social, em Rio Bonito (RJ). A ação foi desenvolvida junto com a prefeitura municipal da cidade no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque Andréia.
Para ter acesso ao benefício da Águas do Rio, o morador precisa apresentar o documento de identificação, CPF, e atender a um dos seguintes requisitos: estar inserido no Cadastro Único com algum benefício social ou atestar condição de pobreza. Com o cadastro concluído, o morador passa a receber a conta no valor de R$ 40,52 para água e esgoto.
Segundo a coordenadora do CRAS, Gérssica Bareto, a parceria entre o governo municipal e a Águas do Rio vai render frutos que trarão impactos extremamente positivos na vida dos moradores. “Para a comunidade vai ser um grande benefício, porque muitos vivem em condições financeiras abaixo do adequado, em situação de vulnerabilidade social. Nunca vi uma iniciativa como essa”, avaliou Gérssica.
“A concessionária vai além da prestação dos serviços de saneamento básico e promove ações para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a água tratada e ao esgoto coletado e tratado. A tarifa social é um recurso que vai ao encontro desse propósito para mudar a realidade de diversas famílias”, comenta o diretor superintendente da Águas do Rio na região, Pedro Freitas.
Ampliação do benefício é estratégia para acesso
Mesmo antes de assumir os serviços, a Águas do Rio já previa ampliar o número de famílias atendidas pelo benefício para que mais moradores tenham acesso. “Queremos fazer um trabalho que ajude a resgatar o orgulho de ser carioca”, disse em entrevista à agência epbr o vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea, Rogério Tavares.
Praticamente todas as unidades da Aegea trabalham para facilitar o acesso aos serviços de saneamento por meio da Tarifa Social. Em Manaus, ganhou o nome carinhoso de Tarifa Social Manaura. Até novembro de 2021, mais de 76 mil famílias foram beneficiadas pela isenção de 50% na conta de água e esgoto. A Águas de Manaus tem como meta chegar a 100 mil.
Na Prolagos (RJ), mutirões também ajudaram a gerar mais acessibilidade, inclusão social e água de qualidade para todos os moradores dos cinco municípios da Região dos Lagos atendidos pela concessionária. Uma ajuda muito importante para a população mais vulnerável, principalmente em função da pandemia.
Nas unidades da Aegea em Santa Catarina (Penha, Camboriú, São Francisco do Sul e Bombinhas), também são feitas ações para divulgar o benefício e ampliar o número de beneficiados. Pela atuação, entre outras iniciativas, as concessionárias receberam o Selo e Troféu de Responsabilidade Social.