Aegea é premiada pelo Trata Brasil e FGV em evento de inovação

Aegea é premiada pelo Trata Brasil e FGV em evento de inovação

A empresa líder no setor privado de saneamento foi reconhecida por dois projetos no Prêmio Casos de Sucesso e Inovação & Tecnologia do Instituto Trata Brasil em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

O primeiro foi em Inovação & Tecnologia, que reconhece as práticas de empresas do setor de saneamento que estejam contribuindo positivamente no país. A Aegea foi eleita como destaque na categoria Financiamento Verde com a iniciativa dos Sustainability-Linked Bonds (SLB). 

Compromisso sustentável

Na emissão dos bonds, em abril deste ano, a empresa se comprometeu com três metas de sustentabilidade a serem alcançadas até 2030: redução do consumo de energia em 15%; aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança; e de 17% para 27% de negros na liderança. 

A companhia foi a primeira do setor de saneamento a emitir bonds vinculados a metas ESG na América Latina, e pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.

Boas práticas que reduzem perdas de água

O segundo prêmio veio na categoria de Saneamento Básico, que reconhece as boas práticas de munícipios e empresas na área de abastecimento de água e esgoto. O caso de Campo Grande (MS), onde a companhia tem operação por meio da concessionária Águas Guariroba, também foi reconhecido pela atuação em parceria com o município. 

A cidade foi eleita pela redução de perdas de água nos últimos 10 anos, quando os indicadores alcançaram 19,32%. O Brasil perde, em média, 40% da água tratada, de acordo com estudo do Instituto Trata Brasil de 2021, a partir de dados do SNIS 2019. As perdas equivalem a um volume de 7,5 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçadas diariamente.

“Nosso modelo de negócios tem como base a eficiência operacional, cumprimento de metas, investimentos responsáveis e o alinhamento aos princípios ESG. Os reconhecimentos mostram que estamos no caminho certo”, apontou a diretora de Operações Financeiras da Aegea, Fabiana Judas, na cerimônia.

A importância das metas sustentáveis

O evento também contou com um debate, mediado pelo jornalista Carlos Tramontina, em que Fabiana compartilhou a importância dos SLB para a Aegea. 

“Nós sabemos a importância de nos adaptar aos diferentes ‘Brasis’, já que atuamos em cidades de diferentes portes, com populações que variam de três mil a 6,8 milhões de habitantes, e as metas estabelecidas na emissão dos SLB garantem que a população poderá se ver na companhia”, disse.

Pular para o conteúdo