Aegea participa de fóruns internacionais nos EUA para falar sobre ESG

Aegea participa de fóruns internacionais nos EUA

Reconhecida por seus estudos na área climática, a Universidade de Columbia, em Nova York, abriu as portas para dois dois dias de debates (15 e 16 de setembro) sobre clima, energia limpa, mercado de carbono e saneamento, entre outros. Entre os idealizadores do Brazil Climate Summit estão Luciana Antonini Ribeiro, gestora eB Capital, Marina Cançado, co-CEO do Future Carbon Group, e Nizan Guanaes.

Para discutir como o Brasil pode se tornar um hub de oportunidades em soluções verdes, foram convidados empresários, investidores, empreendedores, representantes de ONGs, da sociedade civil e da academia. O evento mostrou o que já existe e as novas possibilidades para mudar a imagem do país – muito centrada no desmatamento – para uma que traduza o protagonismo em soluções em desenvolvimento sustentável. 

Aegea participa de fóruns internacionais nos EUA
A Aegea, líder do setor privado de saneamento, foi representada no Brazil Climate Summit, na Universidade Columbia, e no SDG in Brazil, na ONU, em NY, EUA, por Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da empresa, e Adriana Albanese, diretora de Relações com Investidores.

Liderança em ações ligadas à sustentabilidade

A empresa mostrou no evento as ações e iniciativas ligadas à sustentabilidade que desenvolve ao atender a cerca de 10% da população com água tratada e/ou serviços de esgoto em 154 cidades brasileiras. “Além da liderança no atendimento, a Aegea quer também ser cada vez mais líder nas ações e iniciativas socioambientais ligadas à sustentabilidade e aos pilares ESG, contribuindo assim para o negócio, para a sociedade, o Brasil e o planeta”, afirmou Édison durante o evento na Universidade de Columbia.

“Como são temas relevantes ao país, mas que extrapolam o próprio Brasil, tais como as mudanças climáticas, insegurança com a água, apoio aos mais vulneráveis, energia limpa, entre outros, é muito importante que a Aegea se faça presente nos grandes fóruns internacionais. Estamos aqui para debater com stakeholders, investidores, acadêmicos, agências multilaterais, especialistas visando não apenas conhecer as iniciativas mundiais, mas também mostrar o esforço da Aegea em temas tão relevantes”, afirmou.

Aegea participa de fóruns internacionais nos EUA

Brasil como um exportador de soluções verdes

As mudanças climáticas foram um dos temas centrais. Um dos objetivos dos idealizadores do Brazil Climate Summit é mitigar a carga negativa que existe sobre o Brasil por causa do desmatamento, e mostrar que o país pode se posicionar como um hub de soluções verdes que podem ser exportadas para o mundo. Nesse sentido, a Aegea também tem uma grande contribuição.

“Para a Aegea, que entrega água tratada a milhões de brasileiros todos os dias, é fundamental acompanhar o debate sobre as mudanças climáticas e seus impactos, sobretudo no regime de chuvas do país. Ao mesmo tempo, também contribui nesses debates por meio de suas iniciativas, que podem ajudar outras empresas, instituições e governos”, disse Édison Carlos. 

Entre os projetos desenvolvidos pela Aegea estão a parceria com a Climatempo, que visa antecipar ações dependendo das previsões meteorológicas. A empresa também compartilha conhecimento adquirido por sua área de Engenharia Hídrica e experiência no combate às perdas, projetos de resiliência hídrica em bacias hidrográficas, entre outros. 

Aegea participa de fóruns internacionais nos EUA

Única empresa do setor de saneamento com espaço relevante na ONU

Outro fórum internacional que a Aegea participou foi o SDGs in Brazil, da Rede Brasil do Pacto Global, realizado em 17 de setembro, durante a Semana da Assembleia Geral das Nações Unidas, na Sede da ONU em Nova York. O objetivo foi debater o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, em português, ou SDG, sigla em inglês que dá nome ao evento. 

O evento discutiu os temas da Agenda 2030: clima, água, equidade de gênero, igualdade racial, salário digno, saúde mental e corrupção. Mais de 300 lideranças participaram e a Aegea foi a única empresa do setor de saneamento com representantes nos painéis. “Fomos debatedores no painel ligado ao ODS 06 – Água e Saneamento, onde pude falar sobre a relevância da empresa no cenário nacional e na vida das pessoas”, contou Édison.

O presidente do Instituto Aegea falou da necessidade de haver ações conjuntas entre empresas, governos e sociedade em prol da preservação da água, um recurso tão fundamental. “Citei as iniciativas da Aegea, tais como seu esforço na redução de perdas, a competência técnica por meio de sua Engenharia Hídrica, os projetos ambientais, entre outros. Dividi a fala com David Canassa, CEO da Reservas Votorantim”, disse.

Aegea participa de fóruns internacionais nos EUA

O avanço dos ODS no mundo

O avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de forma geral, tem sido lento no Brasil e no mundo, segundo Édison Carlos. “É por isso que o Pacto Global lançou recentemente a iniciativa Ambição 2030 – com sete movimentos de aceleração de alguns dos ODS, entre eles o ODS 06, ligado à água e ao saneamento”, afirmou.

No Painel Água e Saneamento, da SDGz in Brazil, Édison Carlos defendeu a necessidade imperiosa de fazer avançar muitas das metas. “Os ODS têm metas que são estratégicas para toda a sociedade, tais como a redução dos gases de efeito estufa, do desmatamento, aumento do esforço pela igualdade de raça e gênero, transparência e compliance, entre outros”, afirmou.

A contribuição da Aegea para que as meta sejam atingidas

A Aegea vem contribuindo para que a ONU atinja as metas propostas na Agenda 2030. É apoiadora institucional do Pacto Global, coordena a Plataforma pela Água e o presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, é um dos conselheiros Consultivos do Movimento +Água. 

“Os esforços do Pacto Global das Nações Unidas em prol do ODS 06 no Brasil estão intimamente ligado aos esforços da Aegea em articular conhecimento com mais empresas, entidades, academia e ONGs para o debate sobre o futuro da água no país”, afirmou o executivo.

Além disso, o Instituto Aegea e a Diretoria de Sustentabilidade atuam para que outros executivos e técnicos estejam nas demais plataformas do Pacto Global, visando aprender sobre o que está sendo feito no Brasil e no mundo, mas também mostrando os avanços da Aegea em outros ODS.

Pular para o conteúdo