12 unidades da Aegea entre os Lugares Incríveis para Trabalhar 2022

Somos Incríveis Aegea
Texto: Jefferson Gonçalves e Rosiney Bigattão

As 12 unidades da Aegea eleitas como Lugares Incríveis para Trabalhar  concorreram com mais 418 empresas de todo o Brasil. Primeiro, foi feita a pesquisa de clima organizacional com os  colaboradores de cada uma. 

Ao todo, cerca de 188 mil trabalhadores responderam perguntas sobre a atuação do CEO e a satisfação dos funcionários com os serviços de Recursos Humanos. Todas foram certificadas.

No dia 9 de setembro, foi divulgado o resultado e as 12 unidades da Aegea que estavam participando do ranking realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL foram premiadas. Algumas já tinham sido premiadas em anos anteriores.

Além disso, uma delas, a Águas Guariroba (MS), ganhou destaque como a melhor empresa de saneamento no ranking. Outro reconhecimento da unidade foi ser a Mais Incrível em Carreira. 

“Ter doze unidades certificadas e com a pontuação atingida nos trazem a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Carolina Pardo Moura, gerente de Recursos Humanos da Aegea.

As unidades que são Lugares Incríveis para Trabalhar

Foram classificadas como Lugares Incríveis para Trabalhar: Águas de Manaus (AM), Águas de Teresina (PI), Águas Guariroba (MS), Prolagos (RJ), Ambiental MS Pantanal (MS), Ambiental Metrosul (RS), Mirante (SP), Ambiental Serra (ES), Ambiental Vila Velha (ES), Águas de Sinop (MT), Águas de Camboriú (SC), Águas de Ariquemes (RO) e Águas de Primavera (MT).

Certificadas pelo bom clima de trabalho

A primeira etapa para a premiação é a Certificação FIA Employe Experience – Clima Organizacional 2022, que destaca as ações realizadas por líderes, recursos humanos e colaboradores em desenvolver um ambiente de trabalho saudável.

As 12 unidades da Aegea foram certificadas. Um reconhecimento aos esforços da diretoria, RH, gestores e demais colaboradores em construir um ambiente de trabalho agradável para trabalhar. Com isso, o resultado são equipes mais unidas, uma atmosfera de trabalho mais harmoniosa e empresas mais produtivas. 

Águas Guariroba: melhor empresa de saneamento

Pelo 3º ano consecutivo, a Águas Guariroba (MS) foi eleita a melhor empresa de saneamento no ranking Lugares Incríveis para Trabalhar 2022, realizado pelo portal UOL e Fundação Instituto de Administração (FIA).

“Um dos pilares que norteiam as relações entre a Águas Guariroba e seus colaboradores é a inclusão, o respeito e a democratização das oportunidades de crescimento. Cultivamos e apoiamos o desenvolvimento profissional e pessoal de cada colaborador para ao fim sermos, sem falsa modéstia, um celeiro de talentos” destaca Themis de Oliveira, diretor-presidente da Águas Guariroba.

Todas as unidades da Aegea, as 12 premiadas e todas as outras que somam as 154 da empresa em todo o país, têm como base os mesmos pilares. Todas são formadoras e incentivadoras de talentos. “Somos uma empresa feita de pessoas que atendem pessoas”, enfatiza sempre o CEO da Aegea, Radamés Casseb. Para Márcia Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas da Aegea, os talentos da empresa são uma das grandes riquezas da empresa.

Empresas pela brilharam na gestão de pessoas pela segunda vez 

Entre as 12 unidades premiadas da Aegea em 2022, dez foram reconhecidas pelo  segundo ano consecutivo: Águas de Ariquemes (RO), Águas Guariroba (MS), Prolagos (RJ), Águas de Primavera (MT), Mirante (SP), Águas de Sinop (MT), Águas de Manaus (AM), Águas de Teresina (PI), Ambiental Serra (ES) e Ambiental Vila Velha (ES).

A Mirante, que atua em Piracicaba (SP), é uma delas. Vitórias que só são possívhttps://www.miranteppp.com.br/noticias/eis porque as empresas contam com profissionais além da conta, como a Aegea chama os colaboradores que se dedicam ao propósito da empresa, de movimentar vidas por meio dos serviços prestados.

É uma grande honra para toda a Aegea, segundo a diretora- presidente das unidades da Aegea no interior de São Paulo, Silvia Leticia Tesseroli. “O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar 2022 é fruto da dedicação dos nossos talentos. A Mirante participou da seleção pela primeira vez no ano passado e, agora, conquistou novamente”, afirma.

Segundo Silvia, o reconhecimento é importantíssimo porque é fruto de como os colaboradores percebem o ambiente de trabalho e isso reflete diretamente na forma como a Aegea atende a sociedade. 

“Nossos times contam com diversos talentos, que constroem o ambiente de pertencimento, de colaboração e de serviço. Somos embaixadores da saúde, trabalhando em prol do bem-estar e da qualidade de vida dos moradores que atendemos, além de termos a preservação ambiental como parte da nossa essência, pois nossa natureza movimenta a vida”, diz a diretora-presidente.

Cada colaborador faz a diferença para toda a empresa

Para o diretor-executivo da Mirante, Luiz Henrique Nobrega, cada colaborador é um elo importante da engrenagem que movimenta a empresa. A partir do momento que o colaborador se sente parte desta engrenagem, ele passa a executar o seu melhor, trazendo um ambiente mais produtivo, com soluções inteligentes e de muita satisfação por aquilo que ele produz.

“Nosso desafio é manter a excelência operacional, com o nosso time engajado, o que mostrou o prêmio conquistado. Temos motivos para comemorar e acreditar que continuaremos a trazer para as cidades onde atuamos, além da melhor tecnologia aplicada ao saneamento, um time com o firme propósito de entregar um serviço de excelência. Por fim, tudo isto nos enche de orgulho pois vai além do saneamento: é social, é dignidade, saúde e qualidade de vida para as pessoas”, finaliza.

Mais incrível em Carreira

Este ano, a Águas Guariroba também foi premiada como a Mais Incrível em Carreira, que destaca a percepção de crescimento e desenvolvimento. Mais um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo implantado nas unidades da Aegea em todos os municípios onde atua.

“As pessoas querem compartilhar histórias e lugares sobre onde se sentem acolhidas e felizes. É resultado do investimento em pessoas e em promover um clima agradável de trabalho. O conjunto gera esse movimento de sempre dar boas referências da empresa”, destaca a coordenadora de Gestão de Pessoas da Águas Guariroba, Eleine da Rocha Barbosa.

Potencial de crescimento

“Falar em carreira é lembrar dos colaboradores que acompanham a empresa e hoje alcançaram posições de liderança na Águas Guariroba. Se a concessionária hoje é reconhecida pelo quesito de carreira, é porque cada colaborador enxerga este potencial de crescimento dentro da empresa”, afirma Gabriel Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.

Um dos destaques da concessionária está na gestão de um plano de carreira estruturado baseado em trilhas de desenvolvimento, considerados pilares a serem seguidos na trajetória profissional, desde cargos de entrada até a alta liderança. As outras unidades da Aegea também seguem esses processos.

“Valorizamos e respeitamos muito as trilhas desejadas, com a qual o colaborador se identifica mais, e é onde observamos transições de carreira. Temos ciclos de feedback que nos proporcionam ferramentas para identificar essas necessidades, tanto da empresa, quanto do colaborador”, explica a gerente de Recursos Humanos da Aegea, Caroline Pardo Moura.

Mais sobre a premiação

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar é uma etapa posterior, iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL, que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores. Os vencedores são definidos a partir dos resultados da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx).

A pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), realizada há mais de 40 anos, visa reconhecer as empresas que mais se preocupam com a criação de um ambiente de trabalho que possa ser agradável e produtivo ao mesmo tempo, garantindo uma ótima experiência aos seus funcionários. 

A participação na pesquisa habilita as empresas a utilizarem as respostas dos funcionários como uma pesquisa de clima gerencial, com o benefício de acessarem dados comparativos da metodologia de clima organizacional da FIA, uma das mais conceituadas do país. 

Podem participar da pesquisa FEEx empresas privadas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e cooperativas que tenham no mínimo 50 funcionários, com vínculos de trabalho regidos pela CLT, estagiários e associados (incluindo PJs).

Skip to content