Aegea premiada e reconhecida pela inovação no InovaInfra 2022

Aegea Infra Inteligente

Pelo segundo ano consecutivo a Aegea ganhou o Prêmio InovaInfra com o Programa Infra Inteligente, reconhecido como um dos projetos mais inovadores em infraestrutura no Brasil. A empresa foi representada na cerimônia de premiação por Wagner Carvalho, responsável pelo Infra Inteligente, e Osmar Rosa, gerente do programa.

O evento, uma iniciativa da revista O Empreiteiro, é dedicado ao reconhecimento e valorização de soluções inovadoras da engenharia brasileira. O Infra Inteligente é um programa de gestão de ativos por meio de soluções digitais e da transformação cultural por meio do BIM, que pode ser traduzido por modelagem da informação da construção.

Gêmeos digitais dos sistemas de saneamento

Ao reproduzir os sistemas de saneamento por meio de gêmeos digitais, o Infra Inteligente permite que sejam feitas visitas virtuais nas estruturas das concessionárias, em qualquer local do país. Além das pessoas conhecerem os processos realizados, o tour virtual ajuda a prevenir problemas, facilitando a tomada de decisões e otimizando recursos e serviços das unidades.

O programa é reconhecido mundialmente, sendo um dos finalistas doYear in Infrastructure 2020 – maior premiação de infraestrutura do mundo.

Maior inventário digital de saneamento no Brasil

Durante a 3ª edição do evento, a Aegea também apresentou um painel sobre a implantação do maior inventário de ativos do setor no Brasil: o mapeamento em 3D de ativos de saneamento do Rio de Janeiro. O projeto foi concluído em menos de cinco meses, um tempo recorde para um trabalho desta dimensão. Foram criados também gêmeos digitais de algumas estruturas de água e esgoto.

Ao todo, foram digitalizados cerca de 30 mil ativos, reunindo 1.317 plantas digitais, mais de 156 mil fotos e mais de 211 mil avaliações visuais. Com um investimento de R$ 10 milhões, o levantamento contou com a tecnologia BIM (Building Information Model). As imagens foram captadas por meio de drones, câmeras 360 e GPS de alta precisão e o conjunto de informações será mantido durante todo o ciclo de vida de cada instalação. 

Reconhecimento de especialistas

“O reconhecimento do Infra Inteligente por um júri de especialistas técnicos aumenta ainda mais nossa confiança na estratégia de priorizar investimentos em projetos inovadores”, afirmou Wagner Carvalho. Segundo ele, o programa de soluções digitais é feito por pessoas dedicadas a trazer práticas mais avançadas e eficientes para o dia a dia das operações. E isso tem gerado uma transformação cultural que integra diversas áreas da empresa.

Em 2021, o Projeto Infra Inteligente da Aegea também foi reconhecido pelo júri do Prêmio InovaInfra. Na ocasião, foram demonstradas as ações de digitalização aplicadas na coleta e análise de informações aplicadas na concessão Ambiental MS Pantanal, para gerenciar o sistema de saneamento básico dos 64 municípios de Mato Grosso do Sul.

Pular para o conteúdo