Aegea se consolida como maior do setor privado de saneamento

Ponta do Ismael

Ter vencido a disputa pordois blocos no leilão da Cedae (RJ) no consórcio liderado pela Aegearepresentou um passo importante para a consolidação da companhia como líder do setor de saneamento privado no Brasil. Além disso, a Aegea registrou receita líquida de R$ 646 milhões no primeiro trimestre de 2021, um aumento de 11,4% em relação ao apurado no mesmo período do ano passado. O EBITDA foi de R$ 352 milhões, um crescimento de 7,1% comparado ao mesmo período do ano anterior, excluindo os impactos não recorrentes.

“Encerramos o primeiro trimestre de 2021 com excelentes perspectivas. Os resultados financeiros e operacionais neste período reforçam a constante evolução dos nossos negócios. A nossa trajetória de crescimento vem da capacidade de adaptação e transformação dos nossos talentos, que nos permitem seguir firmes mesmo diante de um cenário desafiador, como o imposto pela pandemia global”, diz André Pires, CFO da Aegea. 

Atendimento passou a 11,2 milhões de pessoas com a expansão

No primeiro trimestre de 2021, a Aegea alcançou 3,3 milhões de economias atendidas (ligações de água e/ou esgoto por unidade), um acréscimo de 13,8% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Com esse resultado, a Aegea passou a cobrir uma população de 11,2 milhões de pessoas. O número de domicílios atendidos com água cresceu 8,7%, atingindo 2 milhões.

As concessionárias Águas de Teresina (PI), Águas de Manaus (AM), Águas Guariroba (MS) e Prolagos (RJ) foram responsáveis por 76,1% deste aumento, ao passo que a parcela remanescente está relacionada à expansão da rede de cobertura e ao crescimento vegetativo das demais concessões. O número de domicílios atendidos com coleta e tratamento de esgoto apresentou um crescimento de 22,1%, atingindo 1,3 milhão.

O aumento da base de clientes está associado, principalmente, ao início das operações da concessionária Ambiental Metrosul (RS), em dezembro de 2020, que adicionou 182 mil novas economias e foi responsável por 74,9% do incremento total, e à expansão da rede em Águas Guariroba, Águas de Manaus, Águas de Teresina e Prolagos, responsáveis por 16% do incremento.

O volume faturado total atingiu 118.526 mil m3, um aumento de 9,1% em relação ao 1T20. Deste aumento, 78,6% são decorrentes do maior volume em Águas de Teresina, Águas de Manaus e Prolagos. Já o volume faturado de esgoto apresentou crescimento de 17,8% e é explicado pelo início das operações da concessionária Ambiental Metrosul, que contribuiu com 83,4% do crescimento no volume total faturado de esgoto. Nos três primeiros meses do ano, o índice de perdas consolidado da Aegea atingiu 52,8%, uma redução de 1,8 p.p. com relação ao 1T20. Essa redução é reflexo de esforços implementados pela companhia para a redução de perdas físicas e comerciais na distribuição de água nas concessões, especialmente em Águas de Teresina e Águas de Manaus.

Pular para o conteúdo