Reconhecimento

Modelo adotado para Academia Aegea é considerado case de sucesso 

Desde que foi criada, em 2014, a Academia Aegea despertou a atenção de empresas que também queriam desenvolver modelos de educação corporativa semelhantes. As visitas e os convites para palestras são uma constante. Em 2021, os resultados foram surpreendentes: 25% a mais na produção de horas de treinamento. A conquista chamou a atenção da Uol EdTech, que desenvolve plataformas tecnológicas e experiência de aprendizagem digitais e integra a maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamento digitais. Como case de sucesso, a Aegea foi convidada para apresentar o seu modelo em um evento on-line. A edição, realizada em 4 de março, foi um sucesso.

“Por conta do crescimento acelerado da Aegea, a área da educação foi impulsionada. O propósito da Academia Aegea é movimentar vidas e ser um veículo de transformação da cultura do saneamento do Brasil”, disse Danilo Olegário, gerente de Educação Corporativa da Aegea, em sua apresentação. Para ele, “a educação gera repertório, estimula a capacidade de pensamento e pode trazer soluções para as diferentes necessidades da sociedade. Por meio do conhecimento, o ser humano passa a ser protagonista do seu trabalho e de sua carreira. O ensino a distância proporciona essa liberdade e aprendizado”.

No caso da Aegea, a liberdade é total: a pessoa escolhe a área de conhecimento que quer desenvolver e ela mesma cria um projeto para isso. A Academia Aegea acaba sendo o meio que possibilita que o profissional deslanche na carreira que desenhou para ele. Parte do sucesso do modelo está no conteúdo exclusivo, desenvolvido para suprir as necessidades do negócio e preencher uma lacuna no mercado, com cursos específicos para o saneamento. “O objetivo é transmitir conhecimentos entre os colaboradores da empresa, além de capacitar e ajudar no desenvolvimento da carreira dos funcionários, por meio de treinamentos técnicos, comportamentais e de preparação para posições de liderança”, afirma o gerente.

Na pandemia, ao invés de ficar paralisada com os obstáculos, a Academia Aegea se reinventou. Para diminuir o distanciamento da comunicação, mesmo estando fisicamente separados, criou lives, palestras, conversas e outros formatos desenvolvidos segundo a necessidade de cada momento. Trocou os cursos presenciais pelos digitais. Para que a operação não parasse, os especialistas da empresa se transformaram em apresentadores e gravaram vídeos ensinando o passo a passo dos seus setores, compartilhando o conhecimento que já existia na casa. Os processos gravados foram transformados em tutoriais.

Essa dinâmica resolveu outra questão do momento: a redução orçamentária. “Com a crise gerada pela pandemia, era preciso fazer mais com menos. A estratégia da Academia Aegea é uma educação self-service, que tem como premissa simplificar o máximo possível. Temos um ‘cardápio’ de cursos para todos os gostos, começamos com um básico, do tipo ‘arroz com feijão’, e depois vai se incrementando, colocando outros elementos a fim de dar opções para que as pessoas possam ‘degustar’ mais. Deixar a informação disponível para que o colaborador busque de acordo com suas necessidades da carreira, pessoais e a curiosidade”, explica Danilo.

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