Água Legal: um projeto que leva saúde onde chega

Água Legal

O ano de 2022 será com mais saúde e qualidade de vida para os moradores do bairro Flores, em Timon (MA). Eles passaram a ter água tratada e com regularidade em suas torneiras após a implantação de mais de 4 mil metros de rede.

Agora, fazem parte de uma importante estatística: estão entre os 84% da população que tem acesso à rede de benefícios promovida pelo acesso ao saneamento. Ainda existem 35 milhões de brasileiros que precisam ser incluídos à uma rede de abastecimento de água tratada.

“Durante muitos anos lutamos para ter água em casa e termos essa conquista na comunidade é de muito valor para todos que vivem aqui”, destaca Francisco Nazareno Monteiro Lima, mototaxista e morador há 7 anos do bairro Flores.

Antigo sonho realizado

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Wilton Ramos, também exalta os benefícios do acesso à água tratada. “Era um sonho antigo, desde o tempo da antiga concessionária que lutamos por isso. Agora nós podemos usar o chuveiro à vontade porque tem água forte em nossas casas”, diz.

Abordagem social

A chegada da rede de abastecimento ao bairro faz parte do Programa Água Legal, da concessionária Águas de Timon (MA). Aproximadamente 5.600  maranhenses passaram a ter acesso à água tratada desde 2020.

O programa percorre as áreas recém-regularizadas e, além de implantar a rede, as equipes instalam hidrômetros, padronizam ligações e cadastram as famílias de baixa renda na Tarifa Social, que garante desconto de 50% na fatura de água.

Ao todo, o Água Legal já implantou mais de 18 mil metros de rede no município de Timon e realizou mais de 5 mil serviços para melhoria do abastecimento.

Pular para o conteúdo