Água tratada chega depois de 20 anos e agora Camboriú tem 100% de rede

Camboriú/SC

Último bairro de Camboriú sem água encanada, a Várzea do Ranchinho,  teve sistema de distribuição implantado.  A obra foi finalizada pelas Águas de Camboriú (SC) e, na última segunda-feira, 20 de dezembro, a água começou a chegar nas torneiras dos moradores.

Fim de 20 anos de espera

Com um total de 7,27 quilômetros, sendo 4,77 de metros de rede doméstica, o sistema  do bairro encerra um ciclo de cerca de 20 anos de reivindicações por água tratada. Localizado na região mais distante do centro, era o único da área urbana do município que não possuía rede de água tratada.

Uma adutora de 2.500 metros de extensão transporta a água da estação de tratamento de água (ETA), em Balneário Camboriú, até a localidade, próxima à Marginal Oeste da BR-101. O novo sistema levará água tratada a 600 moradores da Várzea do Ranchinho neste primeiro momento e a 2 mil pessoas até o final de 2022.

Obra reforçada que fará bem à saúde

No total, foram 4 meses de obras. A rede adutora implantada é uma estrutura reforçada de encanamentos e conexões, que vai transportar a água em volume adequado e com segurança.

O prefeito de Camboriú, Élcio Rogério Kuhnen, e representantes da concessionária Águas de Camboriú participaram da solenidade de inauguração. Élcio lembrou que pesquisas recentes realizadas por instituições de ensino superior da região identificaram contaminação na água de poço utilizada pelos moradores, o que torna mais importante ainda a distribuição de água tratada à comunidade.

Pular para o conteúdo