Águas de Pedra Preta faz limpeza de reservatório com mergulhadores

Águas de Pedra Preta faz limpeza de reservatório com mergulhadores

Com um modelo de gestão focado na eficiência operacional, a Águas de Pedra Preta (MT) implantou em outubro um método inovador na cidade, que garante mais agilidade e segurança aos processos de limpeza dos reservatórios. 

A iniciativa, utilizada por unidades da Aegea desde 2019, faz parte de um conjunto de ações de caráter preventivo para a limpeza e a manutenção da qualidade da água em Pedra Preta.

Mergulhadores especializados

Os mergulhadores especializados realizam a sucção dos resíduos das paredes internas e do fundo dos tanques, utilizando aspiradores de alta potência. O sistema é semelhante à limpeza de uma piscina, com aspiração para a retirada de todo o material sedimentado acumulado no fundo dos reservatórios.

O trabalho é feito com equipamento apropriado de mergulho, roupas esterilizadas e seladas, e máscara full face, um tipo de capacete. Integralmente vedado, nele estão acopladas câmera de vídeo, lanterna e microfone. Essa estrutura se comunica com a superfície por meio de um duto que assegura a livre respiração e permite resistir à pressão da água.

Técnica diminui impacto e mantem a qualidade dos serviços

A atividade é acompanhada por um mergulhador supervisor que, de fora do reservatório, monitora o serviço e assiste em tempo real ao que está acontecendo embaixo d’água. 

Para redobrar os cuidados, os mergulhadores contam ainda com a técnica de toque por meio de uma mangueira umbilical. Se a comunicação por voz falhar, o profissional faz contato movimentando esta mangueira.

A ação é executada com os reservatórios cheios e em plena operação, o que evita desperdícios e diminui o impacto no sistema de abastecimento de água. “Um dos diferenciais desta técnica é que o trabalho acontece sem a necessidade de esvaziar os reservatórios, mantendo a qualidade dos serviços para a população”, destaca o supervisor da Águas de Pedra Preta, Kassio Rodrigues.

Pular para o conteúdo