Águas de Timon orienta sobre uso correto da rede de esgoto

Águas de Timon orienta sobre uso correto da rede de esgoto
Texto: Isabel Monteiro

O saneamento avança em Timon, no Maranhão, com as obras de esgotamento sanitário e a cidade já possui 40% da cidade com rede disponível para a conexão dos imóveis.

Algumas casas, para serem conectadas à rede, precisam fazer adaptações nas tubulações internas (ligação intradomiciliar), a fim de encaminhar o esgoto gerado ao Terminal de Inspeção de Limpeza (TIL), equipamento que fica instalado na calçada.

Além de fazer a conexão dos imóveis, a população deve atentar para o uso correto da rede. Ele evita problemas ao meio ambiente e o retorno dos materiais para o interior das casas ou mesmo o extravasamento da rede em vias públicas, sobretudo no período chuvoso.

O que pode ou não ser lançado na rede de esgoto

A Águas de Timon reforça que para a rede de esgoto pode ir a água de lavatório, como a da pia de cozinha, banheiro e tanque; a água de banho e descarga de vaso sanitário; água de ralos de escoamento de banheiros; além de água de máquinas de lavar louça e roupa.

A supervisora de Operação da Águas de Timon, Maria Gabrielle Mendes, alerta que materiais sólidos jamais podem ser descartados na rede de esgoto, como por exemplo, material de higiene pessoal (fraldas, papel higiênico, fio dental, absorvente, cotonete), cascas de fruta, restos de comida, pó de café, papel, pano, plástico e resto de cigarro.

“Também não pode ser lançada na rede de esgoto a água da chuva ou de piscina, que deve ser direcionada para a rede de drenagem”, alerta.

Atenção com o óleo de cozinha

Outro material que requer atenção é o óleo de cozinha – nunca deve ser descartado na pia.

“Óleo e gordura, tanto em residências, como em estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e lanchonetes, devem ser destinados para a reciclagem, pois na rede de esgoto geram sérios problemas ao sistema. O óleo fica grudado na tubulação e forma uma massa que cria entupimentos”, explica Maria Gabrielle Mendes, supervisora de Operações da Águas de Timon.

Pular para o conteúdo