Conheça as diferenças entre rede de esgoto e drenagem pluvial

Conheça as diferenças entre rede de esgoto e drenagem pluvial

A galeria de águas pluviais e a rede de esgoto têm papel fundamental na manutenção da infraestrutura de uma cidade. Cada uma conta com suas particularidades e papéis distintos, e precisam de cuidados específicos.

De acordo com a Águas de Bombinhas, uma das unidades da Aegea em Santa Catarina (SC), o uso indevido dessas redes pode trazer diversos problemas para a população, principalmente nas épocas de chuva.

Um dos problemas da utilização inadequada ou da falta de manutenção são os alagamentos, pois a tubulação pode não conseguir dar vazão à água. Quando ocorre a ligação entre elas, pode haver riscos para a saúde da população. Existe ainda o problema da contaminação ambiental, que compromete a vida aquática em rios, córregos e outros mananciais de água.

Diferenças entre rede de esgoto e de drenagem

As redes de esgotamento são tubulações que recebem esgotos provenientes de pias, ralos e vasos sanitários e têm como objetivo afastar os dejetos sanitários dos imóveis. Em seguida, o material residual é direcionado até as estações de tratamento de esgoto (ETEs).

Já a infraestrutura de drenagem pluvial é instalada pelas prefeituras para o escoamento da água de chuva que, depois de captada por galerias, as chamadas bocas de lobo, são lançadas no ribeirão ou córrego. Estes equipamentos reduzem os riscos de alagamento após as chuvas.

Com a ocupação urbana, a utilização de materiais impermeáveis, como o asfalto e concreto, o solo perde a capacidade de absorver a água da chuva. Dessa forma, o escoamento por galerias pluviais é ainda mais importante para evitar alagamentos e enchentes.

O uso inadequado e a ligação entre elas

Você sabia que a rede pluvial não pode estar ligada à rede coletora de esgoto? Quem explica é o coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão, uma das concessionárias da Aegea em São Paulo, Robson Moreira.

“Muita gente não sabe, mas a ligação da rede pluvial na rede de esgoto é irregular não só para residências, mas também em imóveis comerciais e industriais. A tubulação da rede de esgoto é dimensionada para receber somente o esgoto doméstico. Sendo assim, não tem capacidade para suportar o grande volume proveniente das águas de chuva, podendo ocorrer transbordamentos”, diz.

Além da questão do diâmetro das redes, Robson comenta que há outras diferenças. “A rede pluvial coleta a água de chuva por meio das bocas de lobo, os bueiros, que ficam próximas às calçadas. Já as redes coletoras de esgoto são dimensionadas para receber exclusivamente efluentes, que são resíduos líquidos provenientes de diversas atividades que utilizam água nas residências, como cozinhas e sanitários”, afirma.

Robson lembra ainda que o esgoto lançado incorretamente na rede pluvial vai diretamente nos corpos hídricos (rios, córregos, lagos e ribeirões), poluindo os mananciais. “É importante que as pessoas verifiquem suas redes. Assim, estão contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a saúde da população”, conclui.

Saiba mais

– A água de chuva não pode estar ligada à rede de esgoto. Esta prática causa transtornos e prejuízos, pois provoca entupimento, rompimento de tubulação e transbordamento de esgoto nas ruas ou dentro do imóvel.

– As águas de chuva devem ser conduzidas para as sarjetas, de onde vão para as bocas de lobo e seguem seu trajeto para córregos, ribeirões e rios.

– Para verificar se as instalações de sua residência estão corretas, basta jogar um pouco de corante no ralo do quintal de seu imóvel. Se a água colorida chegar até a sarjeta, significa que a ligação está correta.

– Para regularizar as instalações, tanto da ligação da rede de esgoto do imóvel ou para deslacrar a caixa de inspeção, é preciso contatar o serviço de um pedreiro de sua confiança.

Pular para o conteúdo