Águas do Rio tem 70% de colaboradores negros e pardos

Águas do Rio tem 70% de colaboradores negros e pardos

Inclusão racial, Responsabilidade Social e compromisso com o bem-estar da população são bandeiras da Aegea que a Águas do Rio coloca em prática. Na Semana da Consciência Negra, celebrada em torno de 20 de novembro, a concessionária divulgou os números do último recenseamento feito pelo setor de Recursos Humanos.

O levantamento mostra que 70% dos 8 mil colaboradores se autodeclararam pretos ou pardos. O perfil do quadro de profissionais é uma ferramenta importante para a Aegea que tem e meta de aumentar a representatividade de talentos negros em cargos de liderança dos atuais 17% para 27% até 2030.

A pesquisa interna e o compromisso com a diversidade em todos os cargos hierárquicos da companhia fazem parte das ações do Programa Respeito Dá o Tom, que estabelece protocolos de conduta, ações de RH com foco na diversidade, além de cursos e debates oferecidos às equipes de todos os setores. 

Diversidade da Águas do Rio mostra bons resultados do programa

Para um dos idealizadores do projeto, o diretor de Operações da Águas do Rio, Josélio Alves Raymundo, a pesquisa é estratégica para direcionar os esforços no alcance das metas nos próximos sete anos. 

“É muito gratificante olhar para o lado e ver tantos colegas de trabalho como eu, negros. Essa diversidade mostra que o programa tem dado resultado. Temos um longo caminho pela frente, mas entendo que estamos abrindo portas para as próximas gerações. A igualdade racial e social não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona”, disse ele. 

Mais de metade dos funcionários moram em comunidades

Do total de colaboradores, 4,5 mil são oriundos de comunidades. De acordo com o diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini,  o dado mostra o comprometimento da empresa em transformar vidas em todas as suas áreas de atuação.

“Não buscamos apenas levar emprego; estamos empenhados em oferecer oportunidades de crescimento abrangentes – pessoal, profissional e social – em todos os lugares onde operamos, especialmente os mais vulneráveis. É uma abordagem verdadeiramente transformadora. Esses profissionais conhecem como ninguém a realidade de suas comunidades e assumem a nobre responsabilidade de levar dignidade para sua vizinhança. Estão tocando os corações das pessoas, mudando vidas e deixando um impacto duradouro no mundo”, falou.

Saiba mais sobre o Respeito Dá o Tom

Programa criado pela Aegea em 2017, o Respeito Dá o Tom tem a missão de promover a equidade nas oportunidades de acesso, crescimento e desenvolvimento da população negra em todas as concessionárias. A iniciativa foi reconhecida pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) como um dos principais programas de igualdade racial do país, sendo certificado com o Selo Sim à Igualdade Racial. Possui três pilares de atuação: empregabilidade, focada na geração de oportunidades; desenvolvimento, que disponibiliza cursos de aprimoramento; e relacionamento, que atua na sensibilização por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial.

Pular para o conteúdo