A jornada para universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto em 24 cidades cearenses é movida a energia renovável.
Unidade da Aegea parceira da Cagece na Parceria Pública-Privada do esgotamento sanitário, a Ambiental Ceará deve fechar o ano de 2024 com 100% de energia obtida a partir de fontes renováveis.
A matriz eólica atenderá 75% do consumo de energia da empresa, por meio de contratos no Mercado Livre de Energia.
Já a fonte solar responderá por 25% da eletricidade consumida pela operação, alimentada por energia produzida em usinas fotovoltaicas instaladas em Cascavel e Beberibe, no Ceará, em modelo de Geração Distribuída.
Compromissos Aegea
O projeto na Ambiental Ceará, concessionária da Aegea, faz parte da estratégia e do compromisso do grupo em colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de todas as suas decisões.
A energia é um dos principais insumos utilizados nas operações da companhia, e a adoção de fontes limpas e que contribuem para a redução de emissões na atmosfera é uma prioridade para a empresa.
Atualmente, 98% da energia consumida nas unidades da Aegea provém de fontes renováveis. A companhia faz uso cada vez mais eficiente dos recursos naturais em suas concessões e tem avançado em sólidas parcerias com projetos de geração distribuída de energia em operação e implementação em 12 estados.
Metas sustentáveis
Em 2022, a companhia assumiu como meta a redução de 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, atrelada à emissão de Sustainability-Linked Bonds (SLB), operação inédita para empresas de saneamento no Brasil. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com a agenda ESG.