Boas práticas do Vem Com a Gente são reconhecidas durante a COP28

Boas práticas do Vem Com a Gente são reconhecidas durante a COP28
Texto: Letícia Machado e Rosiney Bigattão

Um programa que começou em Manaus em 2018 e foi difundido para as comunidades do Rio e de outras unidades da Aegea, criando mecanismos de inclusão sanitária, foi reconhecido agora durante a COP28 pelo Pacto Global da ONU no Brasil.

O case “Vem Com a Gente (VCG) – Água e Saneamento aos que mais precisam”, recebeu reconhecimento de Boas Práticas do Prêmio Guardiões pela Água. É a primeira edição da premiação, realizada no dia 8 de dezembro, em Dubai.

O objetivo é fomentar iniciativas de destaque das empresas participantes do Movimento +Água, que faz parte da estratégia Ambição 2030, para impulsionar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A premiação foi dividida em duas categorias: Segurança Hídrica e Acesso à Água e Saneamento, na qual o case da Aegea foi reconhecido.

Água e esgoto tratados para as populações mais vulneráveis

A Aegea tem como uma das premissas olhar para a ampliação do acesso a serviços de saneamento básico, em especial para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Uma atuação em linha com os compromissos do Movimento +Água, do qual a empresa é embaixadora.

O Programa Vem Com a Gente (VCG) é hoje uma metodologia incorporada ao MOA, o Modelo Operacional Aegea. Por meio dele, são identificadas as residências que ainda não estão conectadas à rede de abastecimento, dadas as dificuldades de acesso ao território.

Além disso, o programa foca na conscientização das famílias sobre a importância do saneamento, o uso da água, evitando o desperdício e adotando boas práticas de conservação.

O antes e o depois da atuação do Vem Com a Gente em Manaus

Em Manaus, o programa levou saneamento às moradias como palafitas, becos e rip-raps. Foram implantados mais de 200 km de redes, levando água tratada para mais de 200 mil moradores que não contavam com o serviço de forma regular.

Também foram realizados consertos de vazamentos, regularização de ligações, negociação de débitos, atendimento ao público e cadastro na Tarifa Social, que concede 50% de desconto na conta.

Movimentando a vida de famílias nas comunidades do Rio

Na Águas do Rio, maior concessionária da empresa, foram mais de 1,5 milhão de imóveis visitados em 807 bairros percorridos. Em apenas dois anos, mais de 270 mil pessoas receberam água tratada e encanada pela primeira vez e já são mais de 470 mil famílias beneficiadas pela Tarifa Social. 

Simone Sá é uma das pessoas atendidas pelo VCG no Rio. Ela mora há 12 anos no Centro de Barra de São João. “Eu e meu marido sempre sofremos com o abastecimento. Chegamos a pagar R$ 300 em um caminhão-pipa sem saber a procedência da água. Agora, a água chega com pressão e com qualidade. Mudou tudo!”, conta a dona de casa.

Édison Carlos e Camila Valverde falam do Prêmio Guardiões pela Água

“A iniciativa permitiu efetivamente a inclusão de uma população vulnerável, que antes não podia contar com água tratada, alcançando resultados positivos para além da conexão, criando uma relação de pertencimento e percepção de valor e responsabilidade sobre o consumo e os serviços prestados”, afirma Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

“Procuramos incentivar a implementação de práticas concretas sobre universalização do acesso à água e esgoto e resiliência hídrica,  além de transformar as boas práticas em materiais possíveis de serem compartilhados com a sociedade em geral”, disse Camila Valverde, diretora de Impacto e COO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Mais sobre a premiação

A escolha dos cases vencedores foi feita por integrantes especialistas do time de Clima, Água e Oceano e Agro Sustentável do Pacto Global da ONU no Brasil, parceiros e convidados.

Foram observadas a adequação ao tema, a replicabilidade da ação/projeto (potencial da ação/projetos de ser replicada por outras organizações), inovação (originalidade, benefícios da inovação e impacto), a qualidade da apresentação do case de boa prática (objetividade, clareza e resultados).

Além do anúncio durante o side-event promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil, os cases vencedores do Movimento +Água, que tem a KPMG e Aegea como embaixadoras, foram apresentados em uma publicação digital de Melhores Práticas, que pode ser baixada aqui.

Pular para o conteúdo