Brasicidades: a capacidade da Aegea de entender as diferenças do país movimenta o verão

Brasicidades: a capacidade da Aegea de entender as diferenças do país movimenta o verão
Texto: Vanessa Sampaio

Em meio a um verão atípico, depois do ano com as temperaturas mais altas que se tem registro em toda a história, as unidades da Aegea lidam com desafios diferentes nas localidades onde atuam.

Colocam em prática, em unidades de vários estados, um dos talentos da empresa: a brasicidade, capacidade de entender as diferenças do país.

Força-tarefa e aumento na produção de água no Rio Grande do Sul

Com diferentes níveis de alerta gerados por fenômenos climáticos extremos, uma força-tarefa da Corsan e Aegea incluiu medidas preventivas, obras no sistema e pronta resposta com ajuda da tecnologia.

Para fazer frente à demanda da alta temporada no litoral norte, atendendo a cerca de 2,6 milhões de pessoas entre moradores e visitantes na região, foram mobilizados aproximadamente 500 colaboradores. Envolvidos diretamente na operação, trabalharam em sistema de plantão, mantendo as áreas com reforço de pessoal.

Além disso, empregaram 70 geradores, quatro vezes mais em relação ao ano passado, sendo que 24 deles somente na operação do litoral norte. Com a ação, foram prevenidos impactos ao sistema de abastecimento em consequência de falta de luz e panes elétricas.

Somente no litoral norte, foram 97 horas em atividade principalmente nas praias de Torres, Capão da Canoa e Cidreira, entre outras.

Melhorias e obras estruturantes

Com as ondas de calor e aumento da demanda por água, foi ampliada a capacidade dos 77 reservatórios do litoral norte, chegando a um incremento de 1 milhão de litros reservados em relação ao ano anterior.

Só para os 17 municípios atendidos no litoral norte, foram distribuídos 1,45 milhão de metros cúbicos, o equivalente a 580 piscinas olímpicas de água tratada consumidas por dia.

Outras obras estruturantes importantes foram entregues: reforço do sistema para a estação de tratamento; perfuração de 12 poços artesianos; melhorias no sistema de captação; interligação com adutora; uma nova tubulação e a operacionalização de dois reservatórios.

Foram feitos também investimentos na automação de gestão e monitoramento de todo o sistema do litoral norte, que conta com recursos precisos de tecnologia inteligente para identificar e acompanhar ocorrências, além de ampliar a segurança operacional do trabalho.

Plano Verão

Com o sentimento de que o verão é para todos, Corsan e Aegea lançaram em 12 de dezembro uma campanha cheia de novidades e com um intenso programa de serviços, obras e atendimento.

O objetivo é minimizar o risco de falta de água e garantir abastecimento regular de qualidade durante o verão, estação que começou no dia 22 e vai até 20 de março. Para atender ao aumento do consumo registrado especialmente em regiões de forte vocação turística – litorais norte e sul, e serra – a Companhia se dedicará a ações em três frentes estratégicas: conjunto de melhorias operacionais, medidas preventivas inéditas e pronta resposta imediata.

Confira mais sobre o Plano Verão em:

https://www.corsan.com.br/plano-verao-da-corsan-tera-medidas-ineditas-para-combater-falta-de-agua-da-serra-ao-litoral.

Pular para o conteúdo