Caixa de gordura: indispensável para a rede de esgoto funcionar bem

Caixa de gordura: indispensável para a rede de esgoto funcionar bem

A conscientização sobre o descarte irregular de resíduos na rede coletora de esgoto é um dos principais desafios das concessionárias. Na busca por soluções, a Águas de Holambra, unidade da Aegea no interior de São Paulo, desenvolve campanhas educativas sobre o tema durante todo o ano.

Entre vários itens que compõem o sistema de esgoto, um é fundamental em qualquer tipo de imóvel, mas imprescindível em restaurantes, lanchonetes, supermercados e afins: a caixa de gordura. Ela faz a primeira filtragem do material que pode causar entupimentos na rede coletora.

“A caixa de gordura atua como uma espécie de filtro da rede de esgoto. Um restaurante, por exemplo. Sem a caixa de gordura, todo o material eliminado na pia iria direto para a rede coletora de esgoto – restos de comida, óleo e gorduras, causando problemas como incrustações na tubulação”, explica Alan Pedra, coordenador de Operações e Serviços da Águas de Holambra.

Como a caixa de gordura funciona

“Como o próprio nome diz, a caixa de gordura armazena toda a gordura eliminada no ralo da pia, mantendo a tubulação livre para o escoar a água”, comenta Alan. Mas para que ela cumpra seu papel de forma adequada, necessita de manutenção regular.

“Em estabelecimentos comerciais, a caixa com excesso de gordura gera até problemas na rotina dos empregados, como a demora no escoamento da água da pia. Outra situação costuma ser o retorno da sujeira pelo ralo e, por fim, o entupimento da tubulação”, diz Alan.

A caixa de gordura acumula os resíduos de gordura da cozinha, transformando-os em blocos compactos. Isso evita que eles passem pelo ralo e danifiquem a tubulação. 

Com o tempo, esses blocos compactos de gordura enchem a caixa. Além do risco de transbordar, isso pode causar o entupimento de redes de esgoto. A solução? Fazer a limpeza periódica!

Dicas para o uso e a manutenção

Algumas medidas bastante simples podem evitar excessos na caixa de gordura;

  • Retire toda a sobra de comida e de óleo de pratos, travessas e panelas antes de colocá-las na pia.
  • Limpe bem a louça com a ajuda de papel toalha pois, dessa maneira, os utensílios vão para a pia sem resíduos.
  • Não descarte óleos e gorduras no ralo na pia.
  • Utilize garrafas pet para guardar o óleo usado e destine à reciclagem.

Quando fazer a limpeza da caixa de gordura

  • A cada seis meses para caixas de gordura em residências.
  • De três em três meses para as caixas localizadas em apartamentos.
  • Uma vez ao mês em bares e restaurantes de pequeno porte.
  • Toda a semana em grandes restaurantes ou locais com muito uso de óleo ou gorduras.
Pular para o conteúdo