Comunidade de Manaus se mobiliza para proteger o Igarapé do Mindu

Comunidade de Manaus se mobiliza para proteger o Igarapé do Mindu
Texto: Camila Henriques

No coração da zona Norte de Manaus (AM), a nascente do Igarapé do Mindu foi cenário de uma ação que reuniu moradores, crianças, voluntários da Águas de Manaus e representantes da prefeitura.

Em celebração ao Dia Mundial da Água, o Parque das Nascentes do Mindu foi revitalizado com plantio de árvores, trilhas, doações de mudas e atividades educativas para os pequenos.

Igarapé do Mindu: um símbolo a ser preservado

Com 22 quilômetros de extensão, o Igarapé do Mindu é um dos principais corpos hídricos da capital e corta 12 bairros. A ação da Águas de Manaus (AM) teve como foco preservar suas três nascentes, fundamentais para a sustentabilidade hídrica e o equilíbrio ecológico da região.

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima).

Memórias e esperança no mesmo curso

Moradora da região há duas décadas, dona Idalina da Silva, de 80 anos, relembrou os tempos em que o igarapé era parte da rotina da comunidade.

“A gente ia pro igarapé pra brincar, lavar roupa. Com o tempo, ele foi diminuindo de tamanho e sujando. Esse evento de hoje foi muito bom. Fiz questão de ir até a nascente e espero que, a partir de hoje, as pessoas comecem a mudar os hábitos para podermos recuperar esse igarapé”, afirma a idosa.

Educação ambiental desde cedo

Enquanto os adultos plantavam árvores, as crianças participavam de oficinas de pintura, jogos educativos e contação de histórias.

“Fizemos a trilha até a nascente do igarapé e, para meu filho, essa experiência foi muito boa. Ele também participou das brincadeiras educativas”, diz Selma Aguiar, moradora da Cidade de Deus.

Saneamento e natureza caminham juntos

Simony Dias, gerente de Relações Institucionais da Águas de Manaus, reforçou o compromisso da empresa com o meio ambiente. “Manaus é uma cidade cortada por igarapés. A população tem lembranças de tomar banho nesses cursos d’água. Isso é algo que a gente quer que volte a acontecer. Nosso trabalho passa também pela preservação ambiental, que é um dos aspectos que são beneficiados diretamente pelo acesso aos serviços de saneamento básico”, destaca.

A concessionária, por meio do programa Trata Bem Manaus, já iniciou a entrega da ETE Raiz e planeja outra estação que beneficiará o próprio Igarapé do Mindu.

Um futuro com mais água e qualidade de vida

O secretário Fransuá Matos (Semmasclima) reforçou que essa foi apenas a primeira de muitas ações previstas para revitalizar os igarapés da cidade. A união entre poder público, iniciativa privada e população é o caminho para transformar o presente e garantir um futuro mais sustentável para Manaus.