A Ambiental Ceará assinou, no dia 11 de dezembro contrato de financiamento de R$556 milhões, junto ao Banco do Nordeste (BNB), para serem aplicados na operação e em obras de infraestrutura de esgotamento sanitário nas cidades atendidas pela Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece.
O financiamento está atrelado ao alcance das metas de universalização do esgotamento sanitário, definidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento.
Os recursos serão utilizados em 17 das 24 cidades onde a Ambiental Ceará atua: Maracanaú, Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri.
Maior parte dos lares beneficiados tem mulheres como chefes de família
“Dos lares que serão impactados com as obras financiadas por esse recurso, 57% são chefiados por mulheres, que serão beneficiadas com melhorias na saúde, produtividade e geração de emprego. Temos um investimento desse montante para trazer mais dignidade à população cearense”, celebrou a vice-governadora do Ceará, Jade Romero.
A falta de esgotamento sanitário no Estado, segundo ela, é um “problema complexo” cuja solução demanda planejamento e injeção de recursos.
O valor será utilizado para melhorar a qualidade de vida da população nos próximos dois anos. Um investimento totalmente direcionado para atingirmos as metas de cobertura e fazer as melhorias nos sistemas já existentes, com impacto direto na educação, saúde, turismo e economia.
Parceria pioneira
“Há alguns meses, estivemos aqui celebrando uma parceria com o Governo do Estado e a Cagece para levar esgotamento sanitário a 24 municípios. Hoje, firmamos essa parceria para que, junto a outros investimentos da Aegea, possamos executar essas obras”, salientou Renato Medicis, vice-presidente para o Norte e Nordeste da Aegea.
“Ninguém quer mais ver esgoto passando na porta de casa, ninguém quer ver mais uma criança doente por falta de esgotamento sanitário. E este entendimento com o governo do Ceará, por meio dessa parceria pioneira com o Banco do Nordeste, vai fazer com que essa transformação aconteça”, salientou.
Sustentabilidade financeira
“A consolidação deste financiamento reflete o foco em projetos com sustentabilidade financeira e social da Aegea e de suas operações, como a Ambiental Ceará. Iniciativas como esta só são possíveis devido à capacidade da companhia em estruturar projetos com disciplina financeira que, reconhecidamente, são característica da companhia”, afirmou André Pires, CFO da Aegea.
“Este investimento reforça o papel do banco na busca por soluções impactantes para questões cruciais em sua área de atuação, como a melhoria do saneamento básico na região Nordeste”, argumentou o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
“Nosso objetivo é buscar, cada vez mais, alternativas de parcerias e fontes de financiamento para garantir os serviços de saneamento básico para toda população até 2033. A PPP do Ceará é um exemplo efetivo do nosso compromisso com o povo cearense”, destacou o presidente da Cagece, Neuri Freitas.