COP28: inovação da sede do Beach Group é exemplo para atuação colaborativa

COP28: inovação da sede do Beach Group é exemplo para atuação colaborativa

A Câmara Árabe, que tem participado ativamente na criação de uma agenda estratégica para economia de baixo carbono, organizou uma visita à sede do Beaah Group para os participantes do evento paralelo da COP28.

O grupo atua nas áreas de alterações climáticas, energia e transportes através da inovação, gestão de recursos em círculo completo e transformação digital. Opera nos Emirados Árabes Unidos, no Reino da Arábia Saudita e no Egito.

Construção sustentável, com energia e resíduos zero

A sede da empresa no Emirado de Sharjah, foi projetada por Zaha Hadid. Arquiteta, artista e designer iraquiana-britânica, é reconhecida como uma figura importante na arquitetura do final do século 20 e início do século 21. É um exemplo de construção sustentável, com energia e resíduos zero.

As dunas ondulantes do deserto inspiraram o projeto com formas sinuosas da empresa de gestão ambiental. A sede do Beeah Group assume a forma de dunas interconectadas que, ao mesmo tempo em que ecoam os arredores do Deserto de Al Sajaa, criam condições de suportar as condições climáticas extremas do local.

Todo o edifício, com 9 mil metros quadrados, tem foco na sustentabilidade. Espaços internos são posicionados para garantir entrada de luz natural sem uso de extensões de vidro. Tudo foi pensado para atingir emissões líquidas zero.

Nova forma de ver a inovação

“Eu encaro essa visita ao Centro de Inovação e Tecnologia dos Emirados Árabes um dos pontos altos da vinda para a COP28, pois pudemos testemunhar da forma mais real possível como a inovação pode trazer soluções para os grandes temas do planeta, principalmente água, mas também utilização do resíduo, energia mais sustentável. Isso tudo aqui é uma realidade”, afirmou Édison Carlos, durante a visita.

“Quando se fala no tema água, é importante levar para as nossas empresas, por meio do Pacto Global da ONU, como esse tema pode ser desenvolvido em ações mais colaborativas, como as empresas juntas podem estimular a inovação e encontrar novos caminhos para esse recurso que é tão fundamental para o ser humano, mas que ainda é tão pouco cuidado. Para a Aegea, que é a empresa líder do saneamento privado no Brasil, essa visita vai ser fundamental para inspirar a nossa forma de ver a inovação daqui para a frente”, disse o presidente do Instituto Aegea. Confira o vídeo.

Pular para o conteúdo