Contribuições premiadas em 2023 que fazem o saneamento evoluir

Contribuições premiadas em 2023 que fazem o saneamento evoluir

Investimentos em pessoas, em tecnologias e novos processos que resultam em maior eficiência operacional para que os serviços de água e esgoto cheguem a um número maior de brasileiros.

Tudo feito a partir de um propósito e uma cultura que envolve os colaboradores e demais stakeholders para que a prosperidade compartilhada seja mais um dos benefícios do saneamento. É assim que a Aegea tem movimentado vidas.

Em 2023, a retrospectiva dos reconhecimentos e premiações mostra também que as contribuições da empresa fizeram o saneamento evoluir no país, com ampliação do acesso e melhorias nos processos e serviços. Confira as principais premiações da Aegea no ano que passou.

Guardiões pelo Clima e pela Água durante a COP28

Aegea venceu o 1º Prêmio Guardiões pela Água com o case “Vem com a Gente (VCG) – Água e Saneamento aos que mais precisam”. O reconhecimento de boas práticas foi promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil, durante a COP28.

O principal objetivo é dar reconhecimento e destaque para as empresas comprometidas com os Movimentos Ambição Net Zero e +Água que apresentaram ações, iniciativas e projetos notáveis na mitigação das mudanças climáticas, aceleração do saneamento básico e resiliência hídrica.

Os movimentos fazem parte da estratégia Ambição 2030, para impulsionar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU. A premiação foi dividida em duas categorias: Segurança Hídrica e Acesso à Água e Saneamento, na qual o case da Aegea foi reconhecido.

Uma das premissas da companhia é o olhar para a ampliação do acesso a serviços de saneamento básico, em especial para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em linha com os compromissos do Movimento +Água, do qual a empresa é Embaixadora.

Ranking da Exame: Melhor do ESG e Empresa do Ano em seu setor

A Aegea foi a vencedora do Melhores do ESG e eleita a Empresa do Ano na categoria Saneamento e Meio Ambiente no ranking da Exame. É o principal guia ESG do país, que seleciona empresas que são referências em sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa.

Para a Aegea, a chegada do saneamento em uma localidade representa também acesso à saúde e dignidade para as famílias – é um legado positivo da atuação da empresa, tanto do ponto de vista ambiental quanto socioeconômico, sempre alinhado aos princípios ESG.

Radamés Casseb reconhecido como Executivo de Valor

O anuário publicado pelo Valor Econômico, que destacou os profissionais da alta gestão em 19 setores da economia, escolheu o CEO da Aegea, Radamés Casseb, como um dos executivos do ano de 2023 na categoria Infraestrutura.

O processo envolveu importantes empresas de seleção e recrutamento do país que fazem parte da principal associação global de empresas de consultoria e busca de executivos e desenvolvimento de lideranças, a The Association of Executive Search and Leadership Consultants (Aesc).

A votação, secreta e em dois turnos, levou em conta o desempenho do executivo na gestão de suas empresas. Entre os critérios adotados pelos jurados estão: identificação de oportunidades de inovação e crescimento; imagem da empresa; cotação e reputação do profissional no mercado; versatilidade e capacidade de adaptação do executivo a setores e empresas.

ESG Industry Top-Rated

A Aegea foi a única empresa de saneamento das Américas a figurar na lista das que são referência em ESG no setor de utilities, a ESG Industry Top-Rated 2023 da Sustainalytics. A organização do grupo Morningstar, eleita a melhor provedora de rating ESG no Insight Awards de 2022, avalia mais de 15 mil companhias em escala mundial de 42 setores. Em dezembro, a empresa foi listada novamente, leia na matéria a seguir.

Aegea é Top 5 entre as 150 mais inovadoras

A Aegea conquistou reconhecimento do anuário Valor Inovação Brasil 2023 como a quarta empresa mais inovadora na categoria Infraestrutura. Além de ser Top 5, avançou 37 posições e figura em 88º lugar no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil.

O Prêmio Valor Inovação Brasil é realizado pelo jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Reconhece as empresas mais inovadoras do país e os líderes setoriais de 25 categorias da economia brasileira.

Segundo a empresa, a cultura de inovação é parte da estratégia da Aegea, um movimento incentivado pela liderança e que permeia todas as áreas da empresa. Os valores fundamentais da companhia, como colaboração e evolução contínua, são a base para a criação de um ambiente interno propício à inovação.

A empresa incentiva seus colaboradores a inovar e um dos caminhos é o Prêmio Aegea de Inovação 2023, realizado no final do ano passado. Os vencedores foram divulgados em 20 de dezembro.

Época Negócios 360°

A Aegea foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como a melhor empresa na categoria Água e Saneamento pelo anuário Época Negócios 360°. A premiação, uma das mais importantes no país, reconhece as empresas mais relevantes em 24 setores.

O Época Negócios 360°, promovido pela revista Época Negócios em parceria com a Fundação Dom Cabral, é uma iniciativa que celebra a excelência empresarial e a sustentabilidade no Brasil. Em sua 12ª edição, a premiação contou com a participação de 410 empresas de diversos setores.

O anuário é elaborado a partir de um extenso levantamento de dados realizado ao longo de oito meses, com avaliações sobre responsabilidade social, governança corporativa, inovação, gestão de pessoas, além de sustentabilidade e eficiência no setor.

A empresa no Valor 1000

Aegea ficou na 252ª posição no Valor 1000 – ranking 2023. A companhia subiu 10 posições em relação ao ranking anterior. O anuário traz indicadores exclusivos de avaliação e ranking das 1000 maiores companhias do país por receita líquida.

Elaborado segundo critérios homologados pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, com a chancela da Serasa Experian, parceiras na publicação, Valor 1000 consolidou-se ao longo de sua trajetória como valioso instrumento para consulta e análise.

Pelo segundo ano seguido, a escolha das melhores em cada setor também contou com a avaliação das suas práticas ESG, reforçando o compromisso do anuário com a forma como as melhores empresas lidam com os diversos fatores sociais, ambientais e de governança nas suas decisões de negócio.

Renovação do Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol

Pelo segundo ano consecutivo, a Aegea recebeu o mais alto nível de certificação do Programa Brasileiro GHG Protocol. A plataforma é uma adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro, e é a principal plataforma de registros públicos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O Selo Ouro do PBGHG certifica o inventário corporativo pelo alcance do mais alto nível de qualificação e por contribuir para o fornecimento de dados de emissões públicas e de qualidade para a sociedade através do Registro Público de Emissões.

Foi desenvolvido em 2008 pelo FGVces, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV, e WRI (World Resources Institute), em parceria com o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD), o Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e outras 27 empresas.

A certificação tem como objetivo fortalecer a cultura corporativa de inventário de emissões no Brasil, como parte de uma agenda de combate às mudanças climáticas nas organizações.

Trata Brasil reconhece Casos de Sucesso & ESG

Realizado pelo Instituto Trata Brasil, o prêmio visa homenagear as empresas que possuem as melhores iniciativas que contribuíram com o avanço em saneamento básico por todo o país.

Em 2023, na sétima edição, reconheceu as empresas que se destacaram por sua atuação nos pilares ESG – Ambiental, Social e Governança.

A Aegea venceu na categoria Melhores Casos ESG no Pilar Social, por conta do Programa Respeito Dá o Tom. Durante o evento, realizado na tarde de 9 de agosto na FGV/SP, os representantes das empresas apresentaram e debateram as iniciativas que levaram ao reconhecimento.

Quality Assessment do IIA Brasil

A empresa está entre as 30 que, desde 2013, receberam a certificação Quality Assessment do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil). O selo atesta que a companhia cumpriu os mais elevados padrões em auditoria interna.

Para a certificação são analisados aspectos como a conformidade dessa função na empresa, as normas definidas na Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (sigla IPPF, em inglês) e outros regulamentos que afetam a profissão.

Selo Gupy: empresa que dá feedback

O RH da Aegea foi reconhecido por devolver feedbacks a mais de 90% das pessoas que se candidatam pela Gupy Recrutamento & Seleção. Está entre as 1.257 empresas que mais dão retornos aos seus colaboradores para quem utiliza a plataforma e recebeu o Selo Empresa que dá Feedback, da Gupy, plataforma de RH.

Pular para o conteúdo