Margarita Ramires, residente em São Francisco do Sul (SC), acordou cedo no último sábado, dia 19 de agosto, para participar do Prospera – Um movimento pelo Cuidado com a Vida. A ação pioneira no setor une voluntariado e Responsabilidade Social.
A dona de casa tinha um destino certo: a orientação jurídica da OAB, uma das diversas opções de serviços oferecidos durante o Prospera. Margarida ouviu atentamente as orientações da advogada Thayani Kresko Santos e sanou todas as dúvidas.
Serviços essenciais acessíveis para todos
Assim como Margarida, cerca de 450 pessoas foram beneficiadas com as atividades do Prospera. Presente na abertura, o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, elogiou a iniciativa e destacou a importância de levar serviços essenciais à comunidade.
Reginalva Mureb, diretora-presidente da Águas de São Francisco, explica que o Prospera tem como foco o bem-estar e saúde da população, oferecendo exames gratuitos de glicemia, bioimpedância, aferição de pressão arterial, palestras orientativas, entre outros em São Francisco do Sul (SC).
Cuidados básicos e facilidade de atendimento
De acordo com a enfermeira Annelise Cabral Coelho, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, a comunidade demonstrou bastante interesse em receber atendimento em cuidados básicos de saúde durante o Prospera, principalmente pela facilidade de acesso ao serviço.
“É uma iniciativa da maior importância não só por atender a quem precisa, mas também por facilitar a vida dessas pessoas”, destacou Luiz Fernando Lima Rodrigues, enfermeiro do Instituo Vital Work
Para o bombeiro voluntário Luiz Roberto da Silva, coordenador do programa de ensino da corporação, levar atendimento à população e de forma gratuita é muito importante. “As pessoas nos procuram para pedir informações e esta aproximação da comunidade reforça a importância do nosso trabalho”, acrescentou.
Maior proximidade com a comunidade
Na avaliação de Yara Marcolini, diretora da escola Rogério Zattar, a primeira edição o Prospera foi muito proveitoso. “Quem veio saiu satisfeito”, disse. Para ela, o fato de a ação ter sido na escola também foi muito positivo, pois aumenta a proximidade com a comunidade. “A escola precisa desta aproximação”, completou.
Durante a ação, também foram desenvolvidas atividades recreativas para crianças e adultos. No total, 28 voluntários da Águas de São Francisco do Sul participaram do Prospera.
Entidades participantes
A ação foi realizada na Escola Municipal Dr. Rogério Zattar, no Bairro Ubatuba. De iniciativa do Instituto Aegea e desenvolvido pela Águas de São Francisco do Sul, o Prospera contou com a parceria da prefeitura, de empresas da cidade e das entidades sociais que fazem parte do Núcleo Social. Confira no site da concessionária quais são: https://aguasdesaofranciscodosul.com.br/primeira-edicao-do-projeto-prospera-em-sao-francisco-do-sul-atendeu-mais-de-450-pessoas-com-servicos-gratuitos/