As férias escolares são um momento especial de descanso e diversão para as crianças. Porém, com o aumento do tempo em casa, também crescem os riscos de acidentes domésticos.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 110 mil crianças de 0 a 14 anos são hospitalizadas anualmente no Brasil por causa de acidentes em casa. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta que as principais causas são quedas, queimaduras, intoxicações e sufocação — ocorrências que podem ser evitadas com medidas simples de prevenção.
Dicas importantes de EHS
Para ajudar a tornar o ambiente doméstico mais seguro, a equipe de EHS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) da Aegea preparou algumas dicas importantes:
- Mantenha produtos de limpeza e medicamentos fora do alcance das crianças.
- Use protetores de tomada e travas de segurança em portas e armários.
- Supervisione o uso de brinquedos pequenos e oriente sobre os riscos de peças desmontáveis.
- Evite pisos molhados ou superfícies escorregadias.
- Oriente sobre o perigo de janelas e móveis altos, utilizando redes e grades de proteção.
Dicas são bem-vindas
Em Campo Grande (MS), Karina Marques, pedagoga e avó de duas crianças, diz que nesse período é necessário ter um cuidado maior.
“Crianças têm que estar ali cuidando, ainda mais se fizerem muito silêncio, pode ter certeza de que estão aprontando. Acredito que dicas como essas vão ajudar muito os pais – e avós como eu – a terem cuidado com os pequenos.”