Diversidade que inspira: Aegea é 1ª do setor no Mulheres na Liderança

Diversidade que inspira: Aegea é 1ª do setor no Mulheres na Liderança
Texto: Letícia Machado

A Aegea conquistou o 1º lugar entre as empresas do setor de infraestrutura no Prêmio Mulheres na Liderança 2025. A premiação, promovida pela agência WILL em parceria com Valor Econômico, O Globo, Época Negócios e Marie Claire, reconhece as melhores práticas em equidade de gênero no ambiente corporativo brasileiro.

Destaque em qualificação e estratégia

A Aegea aparece na 89ª posição no ranking geral entre 173 empresas avaliadas, destacando-se nos eixos de qualificação e incentivo à liderança feminina (19º lugar) e estratégia e estrutura (46º lugar), que mede a transformação cultural, o compromisso estratégico e o monitoramento de resultados.

O estudo, realizado pelo Instituto Mulheres do Brasil e ONU Mulheres, com metodologia da Ipsos e apoio do Pacto Global da ONU, analisou oito dimensões: estratégia e estrutura; recrutamento e retenção; qualificação e incentivo à liderança feminina; equilíbrio entre vida pessoal e trabalho; interseccionalidade; atuação externa; promoção de mulheres pretas e pardas; e presença feminina em conselhos de administração.

O resultado reflete uma trajetória estruturada de ações afirmativas em diversidade e inclusão, com destaque para o Programa Respeito Dá o Tom, que  impulsiona a equidade de gênero dentro da Companhia.

Compromisso com metas públicas

Em 2022, a iniciativa se tornou compromisso: a Aegea assumiu metas públicas de diversidade vinculadas à emissão de Sustainability-Linked Bonds, com a meta de alcançar 45% de mulheres na liderança até 2030. Atualmente, esse índice é de 39,6%, considerando posições de gerência para cima.

“A equidade de gênero é um compromisso permanente e integrado à estratégia da Aegea, refletida em nosso Respeito Dá o Tom. A diversidade de olhares fortalece nossas decisões e nos ajuda a ampliar nosso impacto social. Sabemos dos desafios que ainda temos para estarmos mais próximos de empresas de outros setores, mas ser a mais bem avaliada no setor da infraestrutura reforça que estamos no caminho certo”, afirma Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

Liderança com propósito

Mais do que um reconhecimento, a conquista reforça o propósito da Aegea de colocar as pessoas no centro das decisões e de construir um legado de transformação social por meio do saneamento.