Elas conquistam espaço em áreas operacionais do saneamento

Elas conquistam espaço em áreas operacionais do saneamento

Ela cuida de um setor onde trabalham 20 homens, entre operadores, motoristas e agentes. “Cuido das Ordens de Serviços, da frota de caminhões e maquinários, se tudo está em dia para eles poderem trabalhar.  Facilito o trabalho para eles e dou apoio enquanto estão exercendo as atividades nas ruas”, afirma Joselaine Rodrigues de Camargo, líder de Operações de Campo da Águas Guariroba (MS).

No começo não foi fácil, segundo ela. “Fiquei um ano e meio como operadora de máquinas, era a única mulher do setor, também tive dificuldades, mas acredito que eles também, pois era uma novidade. Mas fui conquistando a confiança e hoje me sinto muito respeitada por eles e sinto que tem até uma admiração”, diz a líder. O sonho é continuar aprendendo e se desenvolvendo cada vez dentro da empresa.

Desafios diários que motivam a seguir em frente

Myllena é leiturista, uma área também com poucas mulheres. “É bem desafiador.  Todos os dias faço caminhos diferentes, alguns são tranquilos, outros mais complexos, tem os desafios diários, como os ataques de cachorros, mas gosto do que faço”, afirma Myllena Machado da Silva.

“Sabemos que trabalhamos grande parte com homens que, às vezes, acreditam que não somos fortes para realizar certas atividades, mas que no dia a dia acabam vendo a nossa força e nos tratando com respeito, pois sabem da nossa determinação”, conta Myllena.

“Nós, mulheres, devemos sim ter oportunidades em áreas até então específicas para homens, pois somos tão capazes como eles.  A Águas Guariroba está sempre dando oportunidade de crescimento. Isso me motiva, espero estar em outra área daqui a algum tempo, buscando novos desafios e novos conhecimentos”, diz.

Oportunidades de desenvolvimento

Para Juliana Santana Rolon, analista estratégica de Serviços da concessionária, hoje em dia há menos preconceito, mas ainda existe. “Ser uma mulher atuando em uma área de operação me motiva de certa forma, pois consigo enxergar que nós mulheres, estamos ganhando cada dia mais espaço em uma área que sempre foi 100% composta de homens”, afirma.

“Vejo que estamos ganhando espaço e que a empresa tem nos dado esta oportunidade de desenvolvimento. É assim que vamos conseguir mudar todo o setor, pois entendo que de nada adianta termos este anseio se não tivermos oportunidades. Atuar em uma área operacional e fazer parte desse é algo grandioso e satisfatório, pois a cada dia aprendemos algo novo”, diz.

Pular para o conteúdo