Escritório da holding vai espelhar propósito, valores e cultura da Aegea

Escritório da holding vai espelhar propósito, talentos e cultura da Aegea

No dia 6 de fevereiro, será lançado o novo escritório da Aegea, em São Paulo, com um olhar muito mais sustentável, reafirmando o compromisso da empresa em movimentar vidas e seus talentos.

Logo na entrada, o visitante será recebido por frases que falam sobre futuros mais azuis e o respeito à natureza que move a Aegea. No espaço destinado ao CEO e diretores da Aegea, um grande mapa adesivado na parede mostra os municípios brasileiros em que a empresa está presente.

Ao lado, trecho do manifesto da companhia, apresentando um dos talentos, mestres em brasicidades, que é a capacidade que a Aegea tem de entender e se moldar aos vários ‘brasis’ onde atua, valorizando a cultura local.

Inspiração em cada detalhe

Nos diversos corredores e espaços comuns, para atender às variadas necessidades dos colaboradores e executivos, mais fragmentos do manifesto da Aegea. “Ele é a nossa essência, nos inspira a ter as ações que estão na mandala, um documento que reúne os cinco talentos da Aegea e onze comportamentos desejados”, explica Fernanda Abdo Saad, diretora de Marca, Comunicações e Pesquisa.

Os nomes das salas, antes dos municípios onde a empresa atua, agora são palavras-chave que inspiram atitudes. “Queremos reforçar a nossa cultura. Então, temos a sala da dignidade, da integridade, da sustentabilidade, da prosperidade, do propósito, da igualdade e diversidade, fomos fazendo esse exercício, reforçando os valores tão importantes para a Aegea”, conta.

Valores da Aegea espelhados nos ambientes

“Buscamos representar nos ambientes de trabalho, nos detalhes, nas cores, nas mensagens, enfim, no todo, cada um dos seis valores da Aegea. Se eles estão presentes nas tomadas de decisões dos colaboradores, da empresa, estarão agora representados também no ambiente de trabalho”, explica Cláudia Piunti, diretora Administrativa da Aegea.

Cláudia diz se sentir honrada em desenvolver o projeto, que é um dos símbolos da empresa, um cartão de visitas que diz muito sobre a Aegea. “Mais do que explicações, toda a arquitetura e a ambientação propõem que a pessoa sinta, veja, vivencie a cultura da Aegea. Por isso, o projeto propõe criar ambientes inspiradores”, diz.

Nas salas de reunião menores, com confortáveis sofás e mesas abertas, os valores da companhia integrarão as paredes. “Se eles guiam nossas tomadas de decisões, nada melhor do que deixá-los estampados onde trabalhamos”, conta Fernanda Abdo Saad.

Espaços mais interativos e democráticos

O resultado da reforma será composto por espaços mais interativos e democráticos em suas formas de utilização, que permitam trocas mais produtivas entre as pessoas. Elas vão ter autonomia para reservar as salas e utilizá-las, sem barreiras. As cadeiras são rotativas, para quem precisa trabalhar presencial, bastando agendar a estação de trabalho via sistema.

Tudo está sendo pensado para ter uma velocidade maior de acesso às informações e às decisões, de forma fluida. “Na Aegea não temos muros, estamos dentro da casa das pessoas. Então trazer essa forma de atuar, sem muros, em um ambiente fluido foi essencial. Esse conceito de fluidez foi muito importante no projeto, pois traduz a essência do que a empresa é”, afirma Cláudia.

Sustentabilidade e acessibilidade

Ela coordena o trabalho de arquitetos, da execução do painel, das empresas que fazem os kits sustentáveis que vão ser entregues a quem chegar para trabalhar no escritório, evitando o uso de material plástico no fornecimento de água, por exemplo. Na copa, coleta seletiva. 

O mobiliário anterior foi destinado à instituições ligadas à área de Responsabilidade Social da empresa. É, tudo tem um porquê, tudo é justificado nos mínimos detalhes.

“Os espaços criados têm acessibilidade, informações em braile e estarão aptos a receber todas as pessoas, com qualquer necessidade especial que ela tenha. Todos os elementos foram pensados a partir dos princípios que fazem parte da cultura da Aegea, traduzem o que ela é”, explica a diretora Administrativa.

Nova forma de trabalho

“A Aegea passou por um desafio enorme durante a pandemia, pois além de enfrentar o desconhecido, ela praticamente dobrou de tamanho, tendo de lidar com uma nova realidade e uma nova forma de trabalho. A empresa conseguiu se adaptar de forma rápida, pois sempre esteve na vanguarda. Então, a reforma do escritório da holding visa espelhar essa mudança”, afirma. 

“Nós tínhamos um espaço desenhado para o modelo presencial e para um dinamismo diferente do mercado de saneamento. Agora, buscamos juntar todos esses elementos nesse modelo arquitetônico que estamos propondo, que engloba essas novas formas de trabalho e as dinâmicas, que são muito maiores”, complementa. 

Uma fortaleza para abrigar a todos

“Nosso propósito vai estar ali, materializado. Estamos trazendo um pouco mais dessa sensação e da vivência do que a gente quer que as pessoas levem de mensagem e percepção da companhia traduzidos de diferentes formas”, afirma Ana Cristina Pereira dos Santos, gerente de Comunicação Interna, Marca e Cultura.

Segundo ela, a holding é como se fosse um forte para os colaboradores. “É a nossa fortaleza, são as nossas crenças, os nossos valores. Esse escritório vai ser como um porto seguro da Aegea e ele precisa traduzir esse jeito de ser, esse jeito de trabalhar, essa essência, essa forma fluida, transparente, com todos os símbolos e ritos. É isso que a gente quer transmitir. É traduzir o nosso discurso na prática. Somos guardiões da marca e da cultura da Aegea e esses são pilares completamente integrados”, afirma Ana Cristina.

Pular para o conteúdo