Muitas descobertas, experiências incríveis e interação com a ciência marcaram a semana de estudantes de Cantagalo, na Região Serrana do Rio. A Caravana da Ciência passou pela cidade e contou com o apoio da Águas do Rio, que apresentou a mais de 2.400 alunos como funcionam os tratamentos de água e esgoto e de que forma a tecnologia auxilia nesses processos.
Na Casa de Euclides da Cunha, onde aconteceu a ação, a concessionária levou painéis explicativos sobre estações de tratamento de água e esgoto, além do Jar Test — equipamento de laboratório usado para determinar a dosagem ideal de produtos químicos durante o tratamento.
“Milhares de alunos, além de pais e visitantes, prestaram atenção à nossa explicação sobre o saneamento na região. A interação foi ótima e a curiosidade em relação ao Jar Test gerou muitas perguntas. Ficamos muito satisfeitos em contribuir com a ação e destacar como a tecnologia nos auxilia no dia a dia”, destacou Bianca Crelier, analista de Responsabilidade Social da Águas do Rio.
Centro científico itinerante
Entre os que se encantaram com a experiência está Ivo Stael, estudante do 9° ano do Colégio Zulmira Torres.
“Aprendi muito sobre o ciclo da água e pude explicar várias coisas aos meus colegas, pois meu pai trabalha na Águas do Rio”, contou, referindo-se a Bruno Stael, líder de operação da Companhia.
A Caravana da Ciência, da Fundação CECIERJ, é um centro científico itinerante que percorre municípios fluminenses. Com uma carreta adaptada, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos interativos, promove contato lúdico e dinâmico com a ciência.
Segundo o coordenador da Caravana, Bruno Oliveira, a participação da Águas do Rio “abrilhantou e trouxe encantamento ao público, pois levou um conteúdo que, às vezes, não é tratado em sala de aula, mas é de extrema importância”.
Além da Águas do Rio, a Caravana contou com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Cantagalo, da Casa de Euclides da Cunha e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.