A Águas de Manaus, unidade da Aegea na capital amazonense, registrou, no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 30% no número de colaboradores. O crescimento está diretamente ligado à expansão dos serviços de água e esgoto na cidade.
Foram mais de 300 novas contratações, com destaque para as áreas ligadas ao esgotamento sanitário, que absorveram mais de 35% dessas vagas.
Universalização do esgoto estimula novos postos de trabalho
Com a meta de universalizar a coleta e o tratamento de esgoto por meio do programa Trata Bem Manaus, a tendência é de crescimento contínuo das contratações nos próximos anos.
As oportunidades devem se concentrar em áreas como Engenharia, monitoramento ambiental, manutenção e tecnologias voltadas ao saneamento.
Segundo a ABCON SINDCON, entidade que representa o setor privado de saneamento, a estimativa é de que mais de 1,5 milhão de postos de trabalho sejam criados no Brasil até 2033 para alcançar a universalização dos serviços.
Setor se destaca frente à média nacional de contratações
O setor de saneamento privado apresenta crescimento consistente na geração de empregos. Apenas em 2023, foram 2,7 mil novas admissões, superando a média do setor industrial. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), compilados pela ABCON SINDCON.
Avanço da cobertura exige novas estruturas e equipes
Mesmo com a universalização do fornecimento de água em Manaus, alcançada em 2023, a demanda por mão de obra permanece crescente. A expansão urbana exige constante mapeamento e integração de novas áreas à rede, o que amplia a necessidade por planejamento, operação e atendimento à população.
Recentemente, a abertura de uma nova loja da concessionária no Centro da cidade gerou ainda mais vagas para atendimento direto ao público.
Como participar dos processos seletivos
A Águas de Manaus divulga suas vagas nos canais oficiais da concessionária — LinkedIn, Facebook, Instagram — e na plataforma www.gupy.io. Os colaboradores têm acesso a cursos de capacitação e trocas de experiências com outras unidades da Aegea, empresa referência nacional em saneamento básico, presente em mais de 760 municípios.
“Além da contratação, nos preocupamos em desenvolver esses colaboradores para que eles possam crescer dentro do grupo Aegea. Isso é fundamental para que os serviços prestados sejam cada vez mais aprimorados”, afirma Isabel Vieira, coordenadora de Recursos Humanos da Águas de Manaus.
Compromisso com diversidade e desenvolvimento humano
Desde 2018 atuando em Manaus, a Aegea tem reforçado seu compromisso com a agenda ESG, promovendo igualdade de gênero e inclusão racial. A meta é alcançar 45% de mulheres e aumentar em pelo menos 10% a presença de negros e indígenas em cargos de liderança nos próximos anos.
“Queremos que novas vozes alcancem posições de liderança. A Águas de Manaus é feita por pessoas e reflete a diversidade da cidade que atende”, destaca Pedro Augusto Freitas, diretor-presidente da concessionária.