Pessoas e meio ambiente bem-tratados com parceria em Manaus

Pessoas e meio ambiente bem-tratados com parceria em Manaus
Texto: Camila Henriques

Implantação de mais de 2,7 milhões de metros de redes coletoras para levar acesso à coleta e ao tratamento de esgoto para 90% dos moradores da cidade até 2033. Serão mais de 70 ETES que vão possibilitar o avanço da cobertura do sistema de esgotamento de Manaus.

O Trata Bem Manaus é resultado de uma série de estudos realizados nos últimos anos. As análises apontaram a implementação de microbacias como a solução mais eficaz para que o acesso ao serviço de esgoto seja expandido de maneira mais rápida na cidade.

O programa da Águas de Manaus que vai ser implantado em parceria com a prefeitura municipal contempla investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões até 2033.

Trata Bem Mais

Saneamento impacta diretamente no IDH

“Os IDHs da cidades são impactados diretamente pelo saneamento e o esgoto hoje é o principal impulsionador desse tema no país”, disse o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Del Magro no evento de lançamento.

O Índice de Desenvolvimento Humano, citado por ele, compara indicadores nos itens educação, esperança de vida, natalidade, entre outros, para avaliar o bem-estar de uma população, especialmente o das crianças. “O impacto direto na saúde será visto rapidamente em cada bloco, em cada setor da cidade”, disse.

Trata Bem Mais

Universalização em três etapas

O Trata Bem Manaus está dividido em três etapas. Na primeira, que irá até 2027, a capital chegará ao dobro da atual cobertura de esgoto, com 60% de alcance. Serão instalados mais de 1 milhão de metros de rede coletora de esgoto, beneficiando aproximadamente 940 mil pessoas.

Na segunda etapa, de 2028 a 2033, a cidade vai ganhar mais de 1,1 milhão de metros de rede para atender a aproximadamente 504 mil moradores. Ao final, os serviços de esgoto estarão universalizados.

Depois da universalização, na terceira etapa, que vai até 2045, será feita a  manutenção do serviço, com a implantação de redes e estruturas para acompanhar o crescimento da cidade e as novas comunidades criadas. Todas as obras são realizadas em alinhamento com a Prefeitura de Manaus.

Trata Bem Mais

Preservação do meio ambiente

Entre todos os benefícios com a expansão do saneamento em Manaus , um dos maiores ganhos será visto na preservação do meio ambiente: a recuperação dos igarapés de Manaus. São mais de 150 cursos d’água importantes que serão beneficiados pelo programa Trata Bem Manaus.

“A cada metro de rede instalado, cada estação construída, cada ligação finalizada, ampliamos a nossa capacidade de expandir o saneamento e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente em Manaus. Universalizar o sistema é promover, acima de tudo, saúde para todo ecossistema e para vida humana”, ressalta o diretor executivo da concessionária, Celso Paschoal.

Trata Bem Manaus no AE Play

Veja o crescimento exponencial gerado pelos investimentos em saneamento em Manaus no AE Play.

Pular para o conteúdo