ExpoCrato traz tecnologias que movimentam o saneamento no Ceará

ExpoCrato traz tecnologias que movimentam o saneamento no Ceará

A ExpoCrato, nome para a Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, é o maior evento agropecuário do norte-nordeste. Realizada anualmente, movimenta os negócios e a cultura de toda a região durante nove dias – de 9 a 16 de julho. Está na  70ª edição.

Em 2023, a Aegea participa com três estandes. Um da Regenera Cariri (leia sobre o assunto a seguir), e outros que apresentam a atuação da Ambiental Crato e Ambiental Ceará. Entre os destaques, as novidades que estão movimentando o saneamento com a chegada da empresa ao estado. 

Uma delas é a rede aérea de esgoto implantada no local pela Ambiental Crato. Além de ser uma tecnologia inovadora no Cariri, é a primeira vez que todo o esgoto produzido durante a ExpoCrato em quase sete décadas será coletado e tratado.

A caminho da universalização no Ceará

Em um dos estandes da Aegea, estão as tecnologias utilizadas pela Ambiental Crato e Ambiental Ceará na missão de universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto em 25 cidades cearenses. 

Robôs de videomonitoramento, câmeras 360º e a experiência de visitar, remotamente, uma estação de tratamento de esgoto (ETE) são alguns dos recursos disponíveis no espaço das empresas no evento.

Infra Inteligente e robô de videomonitoramento

Um dos destaques é a experiência virtual gerada pelo Programa Infra Inteligente, implantado nas unidades da Aegea. A ferramenta usa dados coletados por drones, topografia de precisão e câmeras 360º para criar gêmeos digitais das estações e demais ativos relacionados ao saneamento. Essas réplicas fiéis, usadas para análise dos equipamentos, poderão ser visitadas remotamente durante o evento em um espaço montado no estande.

Os visitantes poderão conhecer, ainda, o San, robô que faz o videomonitoramento subterrâneo das redes de esgoto, identificando obstruções que possam provocar extravasamentos. Para fortalecer a importância da coleta e tratamento de esgoto, o espaço tem, também, um painel que explica o ciclo do saneamento básico, incluindo uma réplica de banheiro em tamanho real.

Mais sobre a Ambiental Crato

Operando no município do Crato desde agosto de 2022, a Ambiental Crato é responsável pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto e atendimento ao cliente. Por meio da concessão, a cobertura de esgoto saltou de 3% para 23%, devendo avançar para 50% até 2024. 

Além disso, a Ambiental Crato está instalando 500 metros de rede aérea de esgoto nas margens do riacho da Matinha para atender as barracas dos permissionários durante a ExpoCrato (leia mais sobre o assunto em Esgoto).

O trabalho complementa as ações ambientais de proteção e recuperação do riacho da Matinha, iniciadas com a instalação da ETE Pantanal, que trata mais de 15 milhões de litros de esgoto, por mês, dos bairros Ossian Araripe, Pantanal e Mutirão.

Abastecimento de Água para os permissionários

Outra novidade para a 70ª edição da ExpoCrato está sendo a instalação de pontos de abastecimento de água para os permissionários das barracas do entorno do Riacho da Matinha, na área de baixo do parque. Ao todo, foram instalados 30 pontos de água, em mais de 300 metros de rede. 

Mais sobre a Ambiental Ceará

Em 31 de maio, a Ambiental Ceará iniciou as obras para universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto em 17 dos 24 municípios atendidos pela Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Dentre estas cidades estão Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Farias Brito. 

A PPP tem o objetivo de cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033. Ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos na operação, ampliação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário destas cidades.

Pular para o conteúdo